top of page

O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam. (Naum 1.7)

---

Tenho uma pergunta para você: os cristãos deveriam ter sempre uma vida feliz?

Diferente do modelo cartesiano a resposta para esta pergunta é sim e também não.

Sim, um cristão deveria ser sempre feliz; mas, não, a vida cristã também aponta para renúncias e privações, lutas e tribulações. Tenho certeza que você concorda com estas assertivas, mas duvido que entenda o porquê das vicissitudes inerentes a vida e especialmente ao viver cristão.

No entanto, a Bíblia – a fonte da verdade para os cristãos – confirma ambas as respostas em vários aspectos. Aqui estão alguns versos dos salmos que falam sobre situações de dificuldade: O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade (9.9); No dia da adversidade Ele me guardará protegido em sua habitação; No seu tabernáculo me esconderá. E me porá em segurança sobre um rochedo (27.5);

Tu és o meu abrigo; Tu me preservarás das angústias. E me cercarás de canções de livramento (32.7); O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas. (34.19)

---

Esses são apenas alguns de inúmeros textos da Bíblia, aqui colhidos apenas dos salmos, que confirmam que teremos problemas na vida. Mas talvez você tenha percebido que a maioria deles contém também uma promessa de Deus para quando você enfrentar dificuldades. Em praticamente todos os casos, lemos que Deus será refúgio e fortaleza. Ele nos manterá seguros, nos esconderá e nos colocará sobre uma rocha. Ele nos protegerá e nos consolará. O profeta Naum, apressado, sugere no início de seu oráculo que Deus trilha um caminho mesmo em meio às tormentas, mas garante para aqueles que o amam um caminho confiável entre os espinhos de nossa jornada.  Ainda mais, se no caminho formos feridos de leve, como diz Paulo (2 Cor 4.17), também o profeta Isaías (53) diz que: “Ele levará sobre si as nossas dores e maldições”. O profeta garante que seremos curados das nossas enfermidades, mesmo as mais mortais, porque as feridas que seriam perpetradas em nós, foram marcadas nele. Os espinhos que ficariam cravados em nós, transpassaram-no em coroa de espinhos (Is 52.14). Talvez, tenha sido esta a inspiração para o famoso poema O PREÇO DA FELICIDADE do Pastor Arnaldo B. Cristianini:

--

Em busca de auras bonançosas,

Seguí, na vida, os plácidos caminhos;

Mas, eu só pude conhecer as rosas,

Ferindo a mão na ponta dos espinhos.

 

Deus, que derrama bençãos dadivosas,

Diluindo a aridez dos meus caminhos.

Não fez brotar espinhos entre as rosas,

Mas, rosas fez florir entre os espinhos.

 

Hoje, a vida são flores primorosas,

Que encobriram os cardos nos caminhos.

Se tenho na alma, a maciez das rosas,

Tive antes, as picadas dos espinhos.

 

Na glória, viverei entre calmosas

Plagas de luz, de amor e de carinhos.

Senhor, a minha côroa, feita só de rosas,

Custou a Tua, feita só de espinhos.

 

 Tudo isto nos traz certeza que, seja o que for, podemos dizer:  Aleluia! Como é feliz o homem que teme ao Senhor! (Salmo 112.1)

Concluo, lembrando de um pensamento de Machado de Assis: “Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos. Há outras que sorriem, por saber que os espinhos têm rosas”.

-----

Alcançados pela Graça!

C. F. Henriques

UM CAMINHO ENTRE OS ESPINHOS

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page