top of page

O mundo hoje peca pelo pela banalização e pelo barulho. Em meio ao caos, temos dificuldades para tomar decisões. Como identificar a voz, a resposta ou o conselho de Deus para enfrentar os dias maus? Não é raro ouvir pessoas que dizem falar com Deus a todo instante. Verdade ou banalização? Fato ou esquizofrenia? Afinal o Bom Pastor disse que “as suas ovelhas ouvem e seguem a sua voz” (Jo 10.27). Então, esta é uma verdade: Deus fala conosco. De que forma? Muitas são as tentativas humanas de se ouvir Deus falar: caixinhas de promessas com versículos bíblicos, a irmã ou o irmão das revelações, abrir a Bíblia aleatoriamente, cafés amargos, aparições de anjos, subir ou descer montes, relacionar-se com os “profetas para este tempo”. Basta sentar para ouvir uma pregação e lá está o mensageiro dizendo a famigerada frase: “Eis que sou teu Deus e te digo ...”. Não existe um caminho mais simples para ouvirmos a voz do Todo-poderoso?

Ouvir a voz de Deus sempre foi um problema para os nossos irmãos no passado. Como deve ter sido difícil para Moisés dar crédito a uma voz que era emitida por uma sarça ardente (Êx 3.3,4). Grande foi a dúvida do jovem Samuel, ainda que separado para ser sacerdote, mas inexperiente na identificação da Voz do Senhor (1Sm 3.1-11). Elias, o profeta esperava ouvir a voz de Deus como em vento forte, terremoto, ou fogo, porém identificou a voz mansa e delicada como de uma brisa suave (1 Reis 19.12,13). Deus se revelou fisicamente a Gideão, mas ainda assim duvidou do que tinha ouvido, pediu um sinal e pacientemente Deus falou com ele, pelo menos três vezes (Jz 6.17-22, 36-40). Saulo de Tarso caiu depois que Jesus explodiu em glória na sua frente, ao ser abatido só ele ouviu a voz “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (Atos 9.5). Contudo, nos dias de hoje, temos em nossas mãos aquilo que os povos, os reis e os profetas não tinham, a saber, as Santas Escrituras. A Bíblia é Deus falando conosco hoje, por aquilo que já falou ao seu povo no passado. A Bíblia é a voz de Deus, sob a orientação de Cristo, para os dias atuais pelo que já nos falou através dos seus profetas. Que rico e bondoso privilégio ter a voz de Deus clara como nunca dantes.

Deus, Onisciente estaria limitado à Bíblia para falar conosco? Muitos advogam que ainda existem profetas para este tempo, como Ágabo no NT (At 21.10). Outros defendem que Deus utilizou uma mula para falar a um humano mais irracional que ela (2Pe 2.15,16). Sim, é obvio que Deus nos fala além da Bíblia, através das pregações, das circunstâncias, da comunhão. Mas se de fato, você quer falar com Deus e ouvir sua resposta, pense no comigo: somos 7 bilhões de seres humanos neste planeta, mas se um dos seus filhos clamar ao Pai neste momento, Ele se levanta para nos ouvir (Jr 33.3). Por que Deus nos ouve no meio de tantos? Como Ele sabe quem você é? Imagine-se agora na porta da escola de seu filho, ou uma criança que você ama muito. Na saída, todas as crianças estão ávidas para retornar para casa, gritam, se acotovelam, fazem barulho. Entretanto se lá no meio desse caos aquele ser que você tanto ama, gritar seu nome, logo seus ouvidos guiaram seus olhos até aquela criança que está com os braços estendidos esperando por você. Assim é Deus. Ele nos ouve, por que nos ama. Se você ama a Deus e por Ele busca relacionamento e intimidade, tenha certeza que não será difícil identificar a verdadeira Voz de Deus.

Que Deus lhe traga resposta para sua dor, sofrimento ou decisão ainda hoje em seu coração.
...............
Paz, em Cristo, que nos chamou por sua palavra.
Pr. Romilton Lourenço

COMO OUVIR A VOZ DE DEUS

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page