top of page

UMA IGREJA SAUDÁVEL

"E não vos conformeis com este mundo” (Rm 12.2)

 

O único caminho de vida saudável para a igreja neste contexto hodierno é de inconformidade com este sistema que impera no mundo. Se a igreja destes últimos dias deseja ser saudável em sua existência deverá caminhar na contra mão deste sistema maligno, perverso e de morte que impera neste mundo. Em termos práticos, se desejamos viver em inconformidade com este mundo, precisamos saber que isto se dá: 

NA OFERTA DA VIDA COMO CULTO A DEUS - É isto que Paulo afirma no verso primeiro. Só quando se entrega a vida a Deus como culto diário e constante é que se pode viver na contra mão do mundo. A vida como culto e o culto como vida tem as características de “vivo”, “santo”, “agradável” e “racional” ou com entendimento. Vivo, porque não é preciso derramamento de sangue. Cristo já o fez uma fez e para sempre. Santo, porque deve ser sempre uma oferta exclusiva para Deus, consagrada e separada para Ele. Agradável, porque toda a oferta visa agradar não o ofertante, mas o Deus ofertado. Racional, porque o culto oferecido a Deus começa por uma consciência limpa, sadia e transformada.

NA RENOVAÇÃO CONSTANTE DA CONSCIÊNCIA - No verso dois Paulo afirma que a consciência pela qual se entende e absorve a mensagem do Evangelho, e através da qual também se faz toda a absorção e discernimento da verdade, deve viver em constante renovação através da exposição da verdade da Palavra. Isto faz com que haja consciência da verdade e vontade de Deus. Portanto, inconformidade com este mundo onde não impera a vontade de Deus.

NA EXPERIÊNCIA PESSOAL E PRÁTICA DA VONTADE DE DEUS - O que é dito no verso dois é que a vontade de Deus não se descobre ou recebe num manual, mas na experiência de comunhão e caminhada com Ele todos os dias. Nos acertos e nos erros; nas descidas e subidas; nas coisas boas e ruins. Ou seja, no dia-a-dia com Deus. Ele ainda afirma que esta experiência provará que a vontade de Deus é sempre boa, pois Deus é bom e tudo o que faz é para o bem; agradável, mesmo que não seja percebida na hora, mais o resultado é sempre de proporcionar o agradável; e perfeita, pois Deus é perfeito em seu caráter, propósitos e ações. Daí a experiência com Deus me fará discernir o mal que impera neste mundo.

NO EXERCÍCIO DA VOCAÇÃO E DOM, SEGUNDO A MEDIDA DA FÉ - Ele termina no verso três dizendo que quando exercitamos nossa vocação, chamado e dom de acordo com a fé que recebemos de Deus, mantemo-nos distantes do sistema deste mundo. Quanto mais nos enxergarmos vocacionados com uma santa vocação, mais distantes estaremos do poder influenciador deste mundo tenebroso. Portanto, não nos conformemos com este mundo a fim de vivermos, como igreja, uma vida saudável. Este é o caminho de uma igreja autentica!

----
Nele, em quem sou e a quem sirvo!
Pr. Adriano Moreira

A GENUÍNA IGREJA DE CRISTO - PARTE IV

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page