top of page

Mateus 23.27 - "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundície".
.................
O teólogo luterano Jaroslav Pelikan, professor emérito da Universidade Yale definiu bem essa diferença: 
Tradição: A fé viva dos que já morreram
Tradicionalismo: A fé morta dos que vivem.

Vivemos dias em que o tradicionalismo é exaltado em detrimento à tradição. Confunde-se absurdamente um com o outro principalmente, talvez, pelos nomes parecidos, mas na essência são totalmente opostos e com objetivos e ações diferentes um do outro.

A tradição se refere a uma fé bíblica a partir do nosso Senhor Jesus Cristo, passando pelos apóstolos, pela igreja descrita em Atos dos Apóstolos, pelos mártires que ao longo do tempo exaltaram Cristo em todos os momentos, inclusive na sua morte, homens e mulheres que doaram suas vidas assim como o nosso Mestre fez na cruz. Assim a fé genuína chegou até nós. Dentro de cada segmento cristão (denominação) tem os seus homens e mulheres de fé que lutaram, dando o sangue pela tradição, pela igreja de Cristo. A tradição tem tudo a ver com a Palavra de Deus e seus ensinos, suas orientações quanto à vida e comportamento daqueles que são salvos e remidos pelo sangue vertido na cruz. 

Já o tradicionalismo fala de doutrinas feitas por homens, baseadas em interesses próprios (homens), em distorções da palavra a seu bel-prazer, tem a ver com dogmas e costumes fora da vontade de Deus e do exemplo que Cristo nos deixou nas Escrituras. Tradicionalismo fala de uma devoção exagerada à tradição. Ela superestima, supervaloriza formas sem se preocupar com conteúdo. Muitas vezes, esse conteúdo está totalmente equivocado, mas está na “forma”, então está certo. Tradicionalismo tem a ver com burocracia, com preconceito, com julgamento do qual só o Pai pode fazer. Mas mesmo assim Ele prefere perdoar. Tradicionalismo tem a ver com trâmites totalmente desnecessários e ultrapassados onde se fala muito, se pensa muito, mas não se age e nem se resolve nada.

Qual a incidência disso na igreja?
Em relação à tradição, os resultados são os melhores possíveis. É importantíssimo que a nova geração conheça a história daqueles que fizeram chegar onde está. Valorizar a vida e a trajetória dos que lutaram e deram sua vida por amor a Cristo e ao seu reino.

No tradicionalismo, vemos congregações doentes e perdidas porque não se sabe como vai se quebrar que se fez tão importante para eles, mas que não tem valor algum. Um exemplo: Quantas mulheres foram disciplinadas e até excluídas de congregações por usar calça comprida? Muitas infelizmente! Mas como faz, agora que se pode usar, com aquelas que foram proibidas no passado? Isso é papel do tradicionalismo. Tem a ver com gosto pessoal, com satisfação egocêntrica. Gosto desse tipo de música, mas o que vale é a letra. Mas quando vem uma letra de uma canção mais forte com um ritmo que não gosto, essa música é rechaçada. Esse é o papel do tradicionalismo. O resultado tem sido triste: igrejas enormes, mas sem futuro porque os seus jovens estão em evasão, igrejas de mentes envelhecidas que estão incapazes de se reinventar, de fazer algo novo. Uma mesa que sai do lugar, já é motivo de discórdia e até de discussão em assembleias longas que não resolvem nada e só deixam feridas.

É preocupante quando o tradicionalismo está em foco, longe da tradição. Não há respeito pela história da igreja em nome de egos satisfeitos, em nome de lideranças bajuladas e igreja destruída. 

Talvez não entendamos ainda a graça: Cada atitude errada que fazemos, vamos morrendo aos poucos. Quando não reconhecemos nossos erros e mazelas, as coisas vão piorando aos poucos, sem nos darmos conta. Diferente do tempo da lei que as pessoas eram fulminadas caso não estivessem vivendo de acordo com os ensinamentos ou mandamentos da lei.

Cada vez que o tradicionalismo impera, menos uma vida é salva, mais um se afasta, esfria a fé de outros e a igreja vai morrendo, menos para aqueles que usam a noiva de Cristo para seus interesses. Fique na paz! Deus te abençoe!

TRADIÇÃO X TRADICIONALISMO

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page