top of page

“Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele” (Lc 18.17)
........
Jesus foi enfático com aqueles que disputavam um status no Reino de Deus ao dizer que “qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele”. Com esta declaração ele condiciona a entrada no Reino de Deus ao fato de se possuir umespírito como o de uma criança. Fazer-se como uma criança. Ter alma de criança. Isto porque, segundo Jesus, ser criança é:

SER DESVALORIZADA E DISCRIMINADA - Por trás da atitude discriminatória dos discípulos está o fato de que as crianças eram desvalorizadas e desprezadas na sociedade judaica oriental do Novo Testamento. Não se perdia tempo com as crianças. Elas tinham pouco valor para a sociedade. Ser como criança significava ser valorizada apenas por Jesus, e mais ninguém. Também significa não possuir valor para o mundo; somente para Deus.

SER TRANSPARENTE - O espírito de uma criança não possui dolo, hipocrisia ou mesmo falsidade. Ela é por si só autêntica e transparente. Uma criança não sabe ser convincente ao mentir ou representar. Isto significa dizer que o Reino de Deus é o Reino da transparência, da verdade, da autenticidade e da sinceridade. Entrar nele somente com o espírito de uma criança.

SER DESPRETENSIOSA - Um dos fatos mais lindos e marcantes no relacionamento com uma criança é saber que ela se relaciona sem pretensões e interesses. As crianças que agem naturalmente de acordo com a natureza que lhes é peculiar não possuem segundas intenções. Não buscam vantagens. Não correm atrás de lucros. Não esperam retorno. No Reino de Deus é preciso agir sem pretensões. É preciso aproximar-se de Deus pelo que Ele é; não pelo que Ele faz ou dá. É preciso relacionar-se com o próximo sem exigir nada. Nem mesmo o amor. Até porque, o amor apenas dá; não espera receber. Para agir assim, somente sendo como criança.

SER FIXADA NO HOJE E NO AGORA - Uma criança não faz planos. Não se programa. Não fica preocupada com o que comer, beber ou vestir amanhã. Em Cristo aprendemos a viver o Hoje. O agir de Deus é Hoje. Pois, o ontem já foi, e o amanhã não nos pertence. Daí as Escrituras dizerem: “eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação”. O tempo de Deus é sempre Hoje. No Reino de Deus não se vive do passado nem do futuro; se vive do Hoje. Por isso, só é possível viver desta forma possuindo o espírito de uma criança.

SER HUMILDE - Esta é a maior das características de uma criança: simplicidade. Ser modesto, simples e submisso são condições primordiais no caráter do discípulo de Cristo. O convite de Cristo é “vinde... e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”. O Evangelho é simples. Jesus é simples. O Reino é da simplicidade. Os que nele entrarem devem ser simples.

SER RECEPTIVO PARA A VIDA - Ser criança é estar sempre pronto a aprender. Sempre disposto a receber. Continuamente aberto ao novo. No Reino de Deus é preciso estar aberto à revelação e ao discernimento. É preciso ser como o barro: pronto para ser trabalhado. Fácil de ser discipulado. Condicionado a uma caminhada de transformação constante. Predestinado a um aperfeiçoamento ininterrupto. Ser criança é deixar-se conduzir por Cristo e por ele ser moldado. 
Se desejarmos este Reino precisaremos ser criança!

----

Nele, em quem sou e a quem sirvo!
Pr. Adriano Moreira

SER COMO CRIANÇA PARA SER IGREJA

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page