top of page

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Co 15: 58

Ao analisarmos o contexto de todo o capítulo, percebemos que o Apóstolo enfatiza a sublimidade e relevância da ressurreição, prioritariamente a de Jesus, fundamentando a convicção de que , em Cristo, ressuscitaremos. Neste texto gostaria de elencar algumas causas que tem sido pertinentes em nossas comunidades cristãs quanto a paralisação do processo de crescimento ou maturidade espiritual.

Classifico a primeira como sendo as fertas do mundo, uma vez que no senso comum da linguagem cristã este termo faz menção a tudo quanto não condiz com a vontade do Eterno e que foge dos parâmetros da lei de Deus. O evangelho de Mateus no capítulo 4: 8 - 11, nos mostra que nosso mestre Jesus não cedeu às ofertas de Satanás quando o levou a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles dizendo que tudo o daria em troca de adoração. O resultado foi a resposta do mestre: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

A segunda são as frustrações ou nossas tentativas frustradas. O texto de 1 Sm. 17:39-40 nos mostra que Davi não se frustrou pois entendeu que aquelas ferramentas não lhes daria a liberdade devida para agir, ao contrário, preferiu a fé e confiança em seu Deus para vencer não apenas seu adversário mas também a desconfiança dos que o assistiam.

Como Terceira causa apresento os opositores, em especial os de Neemias ( Ne 4:7-10), Sambalate e Tobias não se contentaram em apenas parar, mas insitaram guerra e discórdia entre o povo de Deus. Contudo, as Escrituras nos revelam que a atidude dos trabalhadores e de Neemias foi orar ao Senhor e estarem de guarda dia e noite para que suas forças não fossem perdidas.

Finalizando, penso que outra grande causa da frieza é que muitos se concentram demasiadamente nos percausos da vida. No evangelho de João capítulo 11, temos o relato da ressurreição de Lázaro, enquanto todos se preocupavam com o mau cheiro e o tempo decorrido; " já faz quatro dias", Jesus manda tirar a pedra, isso nos ensina que quando estamos sob a determinação e vontade do Criador nada pode se opor a Sua vontade. Em tempo, mencionamos outro milagre, desta vez em Ex 14: 11-13. O mar estava diante de ambos os povos, Egípcios e Israelitas, mas apenas um deles alcançou vitória.

Que o Eterno nos conceda a graça necessária para nos mantermos firmes e inabaláveis em nossa jornada, " testemumhar o evangelho da graça de Deus" tal qual o Apóstolo Paulo buscou. 
......................
Ao Eterno toda Glória. 
Pr. Fabio Lima.

SEDE FIRMES E CONSTANTES

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page