SALMO 42.4-8, 11
A DETERMINAÇÃO DESTE LEVITA, DESTE JOVEM, DESTE SENHOR PASSA POR DUAS COISAS...
......
1º - LEMBRAR-SE DA BONDADE DE DEUS (42.4-8)
......
O panorama emocional e espiritual deste salmista passa de uma seca para uma tempestade, uma vez que o salmista sente-se, como se estivesse, afogando-se em sua dor e tristeza (vv. 6, 7).
O termo Mizar no texto significa "pequenez" e, sem dúvida, o autor sentia-se extremamente pequeno em meio a tempestade. Porém, tomou a decisão sábia de se lembrar de Deus, da bondade de Deus e não dos "bons tempos" do passado (v. 6).
Deus estava no controle, por isso o salmista declara no v.8 – “...o SENHOR mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida”.
No Salmo 33.9 ele declara: “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti”.
O Sol, irmãos, nascerá para um novo dia, e a situação mudará de figura. Assim como a experiência do salmista com uma tempestade relatada no Salmo 29, ao ver Deus em seu trono, podemos antever a gloria e a paz depois da tempestade e declarar com força o V.11 do Salmo 29 – “O SENHOR dará força ao seu povo; o SENHOR abençoará o seu povo com paz”.
-----
Seu Servo
Prof. William Paixão