A IGREJA PERSEGUIDA – PARTE III
Vimos que a igreja nos séculos II e III sofreu grandes ataques e perseguições, contudo, após este momento crítico, surge o que os historiadores chamam de fundamentação organizacional da igreja.
Após a oficialização do cristianismo como religião oficial do império, houve a necessidade de padronizar as normas e regras que norteariam esta nova religião, surge então, o Cânon do Novo Testamento. Os concílios que rotineiramente se realizavam não tinham como prioridade escolher os livros para formar o Cânon, apenas confirmavam as escolhas feitas pela igreja anteriomente. Neste período, muitos livros foram recusados e não entraram no crivo dos considerados livros inspirados.
Este momento da história foi impactante, pois, vimos surgir o desenvolvimento organizacional eclesiástico, uma nova forma de liderança aparece, a Episcopal. Neste sistema as determinações partiam dos Bispos que substituíram a posição dos Apostoldos e dos anciãos que presidiam a igreja primitiva.
Alguns acontecimentos causaram estas mudanças, entre elas, a perda da autoridade apostólica com a morte dos mesmos e sem parâmetros de igualdade para substituição a altura da sublimidade do chamado apostólico neotestamentario à luz das Sagradas Escrituras. Eleições eram feitas e novos lideres assumiam como bispos com notoriedade sobre várias dioceses.
O crescimento da igreja, inegavelmente foi relevante para uma reestruturação doutrinária devido ao aparecimento de várias seitas e heresias, obrigando a imposição dos chamados artigos de fé, também conhecidos por dogmatização, que defenfia que a fé precisava ser menos empírica passando a ser mais mental ou racional.
O ponto mais alto deste período foi sem duvida, o desenvolvimento da doutrina. O Credo Apostólico foi escrito neste contexto e é a mais antiga e mais completa declaração de fé cristã.
Finalizando, mais três escolas teológicas surgem, a de Alexandria que liderada por Panteno, Clemente e Orígenes, tinha como característica a eloquência no ensino oral. A segunda escola foi a da Asia Menor, liderada por Irineu, um evangelista dedicado e piedoso e por último a terceira escola, do norte da África que com escritores teológicos competentes, reformulou o pensamento teológico na Europa cujos líderes foram Tertuliano e Cipriano.
Na próxima semana a terceira e última parte da igreja perseguida. O aparecimento das seitas.
----
Ao Eterno toda Glória.
Pr. Fabio Lima.