top of page

 A IGREJA PERSEGUIDA – PARTE II

 

Vimos que os primeiros séculos da era cristã não foram fáceis, contudo, percebemos a mão do Eterno a sustentar sua igreja. Hoje veremos um pouco dos relevantes acontecimentos a partir do século cinco.

Foi neste período que surge o que conhecemos por Cânon do Novo Testamento, a verdade é que a aceitação dos livros que compõem o Cânon como regra de fé e prática não foi imediata, mas foi eficaz em sua conclusão. Há princípio alguns livros não foram aceitos como Hebreus, Tiago, a segunda Epístola de Pedro e Apocalipse posteriormente entraram no Cânon em contestações.

Neste período também surge a estruturação Eclesiástica da igreja, com a ausência dos apóstolos, uma autoridade incontestável por parte do Espírito Santo para aquele tempo, foram realizadas eleições de novos líderes. Surgem novos nomes como bispos que agora possuem autoridade sobre várias dioceses. A igreja agora cresce para fora dos limites do Império Romano indo para várias nações, logo, era necessário que a autoridade estivesse sobre um dirigente para suas diferentes divisões.

Com a perda de referência tal qual a dos apóstolos, várias seitas e heresias apareceram e perturbam a credibilidade da igreja. Como a igreja surge em um contexto de governo imperial Romano, este modelo acabou influenciando a forma autoritarista e autocrática de liderança, ou seja, um bispado que impunha submissão aos fiéis, como era comum na administração do Estado é o povo estava acostumado a esse modelo.

Surge também o desenvolvimento da doutrina, entretanto, a fé que é fundamental para o sucesso do cristianismo, passa gradativamente a ser mental e menos empírica e a dogmática torna-se  maior que a revelação. Para tentar justificar o dogma, surge as três maiores escolas teológicas da época e foram a de Alexandria, a dá Ásia Menor e a do Norte dá África.

Fundada por Pântano,  filósofo na escola dos estoicos , cristão, fervoroso em espírito e eficaz no  ensino oral, escola de Alexandria teve como maior expositor Orígenes que ensinou e também escreveu sobre muitos temas, demonstrando saber e poder intelectual.

Na escola dá Ásia Menor, temos Irineu que segundo testemunhos conseguiu combinar o zelo de um evangelista ao de um escritor brilhante.

Por fim, a Escola do Norte da África foi mais eficiente do que as anteriores no que tange ao pensamento Teológico na Europa. Os expoentes desta época foram Tertuliano, tido como brilhantes e fervoroso e  Cipriano que morreria como Mártir quando acontece a perseguição de Décio, no ano de 258.

Percebe-se  nitidamente que estes influentes eruditos cristãos contribuíram para tentar frear a enorme influência pagã que cercava a Igreja durante os séculos de perseguição.

Na  próxima semana, a terceira e última parte da igreja perseguida, surgem as seitas heréticas.

-----

Ao Eterno toda Glória.

Pr. Fabio Lima

REFORMA PROTESTANTE - PT IV

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page