top of page

MONASTICISMO – A BUSCA DA SANTIDADE PESSOAL

.....

O desenvolvimento da vida monástica não é recente, vimos os primeiros adeptos ao movimento surgir no século VI, ao final deste século o monasticismo já possuía profundas raízes nas igrejas do Ocidente e do Oriente. No auge do período medieval entre os séculos X e XI, o movimento obteve suas mais relevantes reformas monásticas. Um terceiro período monástico merece destaque nesta síntese, a partir do século XIII temos a chamada era dos Frades, chegamos então ao que podemos considerar como período final, onde no século XVI o monasticismo atinge profundamente a igreja com o surgimento da ordem dos Jesuítas e os Contra-Reformadores, que ainda hoje, exerce grande influência na igreja Católica Romana.

            Alguns fatores contribuíram para o surgimento do monasticismo, dentre eles a idéia doutrinária dualista sobre a carne e o espírito, esta defende que tudo que é relativo à carne é má e tudo quanto é do espírito é bom, logo, entendiam que fugindo do contato com o mundo corrompido social e espiritualmente lhes ajudaria a “crucificar a carne” e assim desenvolver a vida espiritual pela meditação e pela ascese, ou seja, pela prática de devoção e meditação religiosa.

Ao menos quatro grandes ordens monásticas se notabilizaram no medievo, os Beneditinos, os Cistercienses, os Franciscanos e os Dominicanos. Vejamos algumas características de cada uma destas ordens.

Fundada por São Bento, em 529, tornou-se a maior de todas as ordens na Europa, suas regras eram rígidas e dentre elas a obediência ao superior do mosteiro, renúncia a todo e qualquer bem material e sobre tudo a castidade pessoal. Seus seguidores são conhecidos como os beneditinos.

Os Cistercienses vieram aproximadamente no ano 1098, naturais da cidade francesa de Citeaux, seu precursor foi São Roberto, mais tarde reforçada e repaginada por São Bernardo no ano de 1112, sua principal luta era manter e fortalecer a ordem beneditina que havia de enfraquecido.

A terceira foi a ordem franciscana, fundada em 1209 por São Francisco de Assis, era considerado um dos mais devotos, santo e amado pela igreja.      A história relata que muitos franciscanos foram dizimados enquanto prestavam auxílio aos que haviam sido atacados pela “Peste Negra” que assolou a Europa na Idade Média.

Concluímos com os dominicanos, ordem espanhola fundada por São Domingos, juntamente com os franciscanos eram pregadores tinham como objetivo fortalecer a fé dos fiéis e combater o que chamavam de influências heréticas contra a igreja. Vale ressaltar que os dominicanos também eram conhecidos como “frades negros”, por se vestir de preto, enquanto os franciscanos eram chamados de “frades mendicantes”, justamente pelo fato de dependerem de ofertas recolhidas de casa em casa.

   

Na próxima semana, falaremos sobre as incoerências teológicas e nocivas destas ordens monásticas e seus reflexos no cristianismo hodierno.

.....

Ao Eterno toda Glória

Pr. Fabio Lima

REFORMA PROTESTANTE - PARTE XXIII

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page