top of page

AS CRUZADAS

Marcado como um grande fato e também relevante acontecimento histórico, o movimento das cruzadas merece destaque em nossa abordagem no que tange a historiografia da igreja medieval. Fundamentado com cunho religioso, logo esse movimento ganha outros posicionamentos entre os interesses da Igreja Romana.
.
Sob a inspiração e orientação da igreja as cruzadas tiveram seu início na parte final do século XI e perduraram por aproximadamente três séculos. Motivados por uma crença universal de que a segunda vinda de Cristo aconteceria no ano 1000, muitos peregrinos surgiram e se direcionavam à Terra Santa, Jerusalém. Apesar deste acontecimento não ter se realizado, as peregrinações continuaram por algum tempo.
A principio as peregrinações foram facilitadas pelos mulçumanos que nesta época dominavam a região e comandavam também os limites da Cidade Santa, os cristãos então começam a ser hostilizados, roubados e mortos em sua jornada, desta forma, se inicia uma investida da igreja para solucionar este problema. A retomada de Jerusalém que até então, estava sob o domínio dos mulçumanos. 
.
O império Oriental estava ameaçado pelos maometanos é então que o Imperador Aleixo solicita ao Papa Urbano II que enviasse guerreiros da Europa para ajudá-lo. Nesse tempo, manifesta-se um sentimento europeu de libertar a Terra Santa do domínio dos seguidores de Maomé. Deste impulso nasce o movimento cruzadista. Ao todo, registra-se um número de sete cruzadas entre os anos de 1095 e 1272 de nossa era. Vejamos uma síntese de cada uma delas.
.
Como já mencionamos a primeira cruzadas foi autorizada pelo Papa Urbano II em 1065, no concílio de Clermont, quando um grande número de cavaleiros recebeu a cruz como símbolo e insígnia para sua organização. Alguns personagens desta cruzada merecem nossa citação, falemos de Pedro, o eremita, este convoca uma multidão de aproximadamente 40 mil pessoas sem disciplina ou experiência militar e envia-lhes ao Oriente esperando uma intervenção miraculosa para alcançar seu objetivo, o resultado foi o fracasso e grande parte destes enviados foram mortos e os sobreviventes oram feitos escravos. Vale ressaltar que esta narrativa sobre Pedro, o eremita não possui consenso entre os historiadores e sua veracidade é então duvidosa e questionada. No entanto podemos de fato considerara como primeira cruzada a que seria chefiada por Godofredo de Bouillon com 275 mil dos mais qualificados guerreiros da época, esta sim obteve sucesso e não apenas retoma Jerusalém, mas também quase toda e Palestina. Este domínio durou até o ano de 1187. Godofredo rejeita o título de Rei e é então nomeado Barão e defensor do Santo Sepulcro. 
Continuaremos nossa jornada passeando pelas demais Cruzadas e suas características. Continue conosco.
.......
Ao Eterno toda Glória
Pr. Fabio Lima 

REFORMA PROTESTANTE - PARTE XX

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page