"e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações." At. 2: 42
-----
A partir de hoje faremos uma viagem no tempo, especificamente nos primórdios dá igreja cristã. Sou grato a Deus pelo desafio e ao mesmo tempo honrado pela oportunidade ímpar que a Coluna Curtinhas nos proporciona. Serão aproximadamente 30 textos em que falaremos desde o surgimento da Igreja Primitiva até os dias atuais em nossa igreja reformada. Vejamos então como surgiu a chamada Igreja Primitiva.
A guisa de introdução lembremos a promessa feita pelo nosso Senhor aos discípulos de que se permanecessem unidos algo especial aconteceria, aconteceu.
Quarenta dias depois de sua ressurreição, Jesus deu instruções finais aos discípulos e ascendeu ao céu. Os discípulos voltaram a Jerusalém e se recolheram durante alguns dias para jejum e oração, aguardando o Espírito Santo, o qual Jesus disse que viria. Cerca de 120 seguidores de Jesus aguardavam.
Os primeiros cristãos formavam uma comunidade estreitamente unida em Jerusalém após o dia de Pentecoste. Esperavam que Cristo voltasse muito em breve. Os cristãos de Jerusalém repartiam todos os seus bens materiais (At. 2.44-45). Muitos vendiam suas propriedades e davam à Igreja o produto da venda, a qual distribuía esses recursos entre o grupo.
A princípio, os seguidores de Jesus não viram a necessidade de desenvolver um sistema de governo na Igreja. Esperavam que Cristo voltasse em breve, por isso tratavam os problemas internos à medida que surgiam, geralmente de um modo muito informal. A partir daí, nasce o que conheceremos por Governo Esclesiástico. A igreja primitiva não possuía um centro terrenal de poder. Os cristãos entendiam que Cristo era o centro de todos os seus poderes (At. 20.28).
O ministério significava servir em humildade, em vez de governar de uma posição elevada (Mt 20.26-28). Ao tempo em que o Apóstolo Paulo escrevia suas epístolas pastorais, os cristãos reconheciam a importância de preservar os ensinos de Cristo por intermédio de ministros que se devotavam ao estudo especial, "que maneja bem a palavra da verdade" (2Tm 2.15). A igreja primitiva não oferecia poderes mágicos, por meio de rituais ou de qualquer outro modo. Os cristãos convidavam os incrédulos para fazer parte de seu grupo, o corpo de Cristo, que seria salvo como um todo ao reconhecerem o teor dá mensagem dá igreja. Cristo o Messias, Salvador e ressurreto. Nascia então a igreja do primeiro século ou primitiva.
Na próxima semana a igreja do segundo século e os País da igreja. Até lá!
------
Ao Eterno toda Glória!
Pr. Fabio Lima