top of page
O EVANGELHO É SINÔNIMO DE AMOR!
“Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” 2 Co 5.14-15
..................
O que é o evangelho? Poderíamos gastar tempo aqui falando das várias conceituações ou definições teológicas sobre o tema. Poderíamos gastar tempo aqui analisando a palavra à luz da exegese bíblica, tudo isso é válido e relevante, mas tendo apenas algumas linhas para escrever, devo dizer que o evangelho acima de conceituações e ideologias se resume em uma palavra “amor”. É o amor de Deus derramado em nossos corações por intermédio de Jesus!
O apóstolo Paulo diz que o amor de Cristo por nós é algo tão sublime, tão maravilhoso que chega a nos constranger. Isto é, como eu pecador, distante de Deus, andando na contra-mão de sua vontade para minha vida, fazendo coisas que não o agradavam pude ser resgatado por intermédio do sacrifício de Cristo no Calvário?
O evangelho é acima de tudo a boa notícia dos céus de que em Cristo aquele que estava em trevas agora tem luz, aquele que estava distante agora é reconciliado com Deus, aquele que estava perdido foi achado, aquele que estava condenado agora experimenta a dádiva da absolvição e a alegria da salvação.
Mas no texto que lemos o apóstolo faz um convite àqueles que agora experimentam uma nova vida em Cristo. Paulo diz “não vivam mais para si mesmos”, isto é, chega de egoísmo, chega de mesmice, chega de coisas vãs e fúteis, chega de uma vida sem vida. Agora é tempo de vivermos o amor de Deus que nos constrange, em dimensão maior.
Viver o amor de Deus que nos constrange é muito mais do que uma vida de religiosidade, é muito mais do que participarmos dos cultos ordinários da igreja, é muito mais do que servimos a determinado segmento ou ministério da igreja. Viver o amor de Deus é se entregar a causa do Reino é se doar sendo constrangido pelo Espírito Santo de forma tal que seja impossível não amar pessoas, não se dedicar a elas. É acima de tudo nos lançarmos e nos entendermos como sal da terra e luz para este mundo. Viver o evangelho é assumir o papel de súdito do Reino de Deus. Isto é evangelho! Isto é amar!
............
Deus nos ajude!
Pr. Valtenci Oliveira
REFLEXÕES DE UM PASTOR - PARTE XII
bottom of page