top of page

Sola Fide. Sola Gracia. Sola Scriptura.
..........

Somente pela fé, somente pela graça e somente pela Escritura. Estas frases são a representação máxima, dos ideais da Reforma Protestante. No ano 1517 o Monge Martinho Lutero fixou nos portões do castelo de Witemberg, na Alemanha, 95 preceitos ou teses que repudiavam e eram contrárias a venda de indulgências (perdão), propostas pelo Papa Leão X. Lutero, percebeu o desvio doutrinário que grassava na época a igreja romana ao ler o texto que o apóstolo Paulo escreveu aos gálatas 3.11, que diz: “....o justo viverá pela fé...”. As palavras de Paulo modificaram o curso da vida de Lutero, que, de certa forma, já notava em alguns antecessores à vontade e o compromisso com um evangelho genuíno, verdadeiro e não falsificado. 

Assim alguns movimentos medievais foram preponderantes para o advento reformista. Grupos como os petrobrussianos, originários de Pedro de Bruys, na França, a partir do século XII; os Albigenses nos séculos XII e XIII no sul da França, norte da Itália e da Espanha; os Valdenses no sul da França e norte da Itália, seguidores de Pedro Valdo; os Lolardos, na Inglaterra, seguidores de João Wyclif, no séc. XIV; os Hussitas, nos séculos XIV e XV, seguidores de João Huss, na Boêmia; Jerônimo Savonarola, no séc. XV, na Itália e os destemidos Anabatistas serviram de base para que Lutero e posteriormente os fomentadores da Reforma Protestante erguessem a bandeira da verdade da Palavra de Deus. 

Hoje quando celebramos os 500 anos da Reforma Protestante, que possamos aproveitar esse momento para avaliarmos e refletirmos sobre o evangelho que vivemos e o que precisamos viver. Nossa vida cristã precisa ser fruto de um coração que crê que não existe outra maneira para salvação da humanidade a não ser a “Fé” no sacrifício de Jesus. Ela precisa apontar para “Graça de Deus” como único meio para salvação do homem (pela graça sois salvos). E, sobretudo como igreja, precisamos postular sempre a “Verdade absoluta das Escrituras Sagradas”.
.
É preciso ainda que sigamos o slogan “igreja reformada sempre reformando”, que nos remete a vivermos uma espiritualidade sadia, encarnada na vida e na história, como resultado da centralidade do Evangelho, conforme afirmada pelos reformadores, que nos impulsione e encoraje como discípulos de Jesus a não abrirmos mão de uma vida que em tudo glorifica a Deus!

Que o legado da Reforma nos desafie a cumprirmos de forma integral e com excelência a Missão que nos foi confiada!

Deus nos ajude! 
Pr. Valtenci Oliveira

REFLEXÕES DE UM PASTOR - PARTE I

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page