top of page

“...três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta...” (2 Coríntios 12:8,9)

.

O que nos fala hoje, a vida de Noé, Abraão, José, Moisés, Raabe, Ana, Davi, Estevão, Paulo e tantos outros heróis da fé? A espiritualidade só pode ser pensada em um real encontro com o verdadeiro Deus. Um encontro transformador.

A espiritualidade não há de ser apenas o cumprir ritualístico de cultos, nem a busca de realizações pessoais, muito menos a fria vivência por empréstimo das experiências alheias com o divino. Os grandes ícones passaram pela dura escola do sofrimento, todos eles trazem no tecido das suas histórias as marcas da dor, das lágrimas, das perdas e das traições. Antes de se tornarem, para nós, referenciais da graça, eles foram palco do escárnio, do açoite, do abandono e da indiferença. O próprio Cristo experimentou deste sabor e possui estas marcas. Porém, o que os faz ícones, não foram apenas estes tristes momentos, mas a maneira como superaram.

A espiritualidade deles se revela exatamente porque ao receberem o “NÃO” de Deus em suas próprias vidas, não desistiram dos princípios morais, éticos e espirituais. Mantiveram-se firmes na fé, segurando corajosamente o timão da nau em meio as mais bravias e encapeladas ondas do mar da vida. Navegaram entre recifes em mares nunca dantes navegados, em meio as densas trevas da podre cultura dominante e até contra as expectativas de todos. Não se perderam! Não, não se perderam pois, estavam com olhos fitos no farol da fé. Foi por isso que venceram.

“...experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, NÃO ALCANÇARAM A PROMESSA, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.”  (Hebreus 11:36-40)

Estaríamos dispostos a pelo menos, de leve, tocar nestas experiências?

.......

Alcançados pela Graça.

C. F. Henriques

QUANDO DEUS RESPONDE "NÃO"

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page