Nesta semana, fui eleito novamente como Vice Presidente da JUBAME. Fico muito honrado pela eleição e me fez pensar sobre a nossa missão como cristãos.
.
Atos 20.24 - "Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus"
.........
Paulo em sua terceira viagem missionária passa por situações perigosas, traumas. Tem que mudar seus planos porque queriam matá-lo e ai ele tem que viajar a pé, vai ao cenáculo e tem que ressuscitar Êutico e ao se despedir do povo, ele declara essa frase. Que não considera a vida dele isso tudo se não cumprir o papel dele na terra. E eu quero nessa semana pensar com você sobre a nossa missão aqui nesse mundo.
1 – A missão precisa ser maior que a vida - (At 20.24)
Paulo entende que a vida dele só tem valor se a missão for cumprida. Minha vida, nesse mundo, sem ter feito o que Deus pediu pra eu fazer, sem estar onde Deus mandou estar, desvaloriza a vida que Deus me deu. Eu preciso entender que ao me dar uma missão, Deus não quer outra coisa que não seja o cumprimento dela. Só que hoje, com o mundo cada vez mais globalizado, nós focamos a nossa vida e esquecemos a missão de Deus. Mas o prejuízo é muito grande. Porque quando formos mais velhos, e olharmos pra trás, vamos perceber que a nossa caminhada, a nossa profissão, os nossos relacionamentos estão e são vazios, porque Deus foi deixado de lado. Não estou falando de falta de amor próprio, nada disso. Prego sobre o texto mais claro da Bíblia sobre a vida do homem. (Mt 6.33)
2 – Cumprir minha missão não é favor nenhum a Deus - (1 Co 9.16)
Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!
Você pode estar achando que isso é loucura, mas tem muita gente que pensa assim. “Não vou. Vão sentir minha falta.” E etc. Frases de quem ainda têm achado que é maior que Deus. Maior que a obra de Deus. Não vou me inscrever no ministério de teatro porque o líder tem que vir a mim. Vai aguardando. Deixa eu dizer algo pra você. Deus tem muitos soldados, tem muitos filhos que abraçam a missão dada por Ele. Não se esqueça que o que ele mandou você fazer, tem que ser feito hoje, agora, sem perder mais tempo porque servi-lo é um prazer e não um favor, uma obrigação. Considere um fracasso não obedecer a Deus.
3 – Mergulhe de cabeça na missão - (Gálatas 2)
O apóstolo Paulo volta a Jerusalém 14 anos depois de sua conversão (alguns autores colocam assim) por causa da revelação de Deus pra sua vida onde ele tinha a missão de espalhar o evangelho entre os gentios (pessoas que não eram judias) Pedro, Tiago e João apertaram as mãos de Paulo e Barnabé, combinando que o primeiro grupo pregaria aos judeus e a dupla ficaria responsável pelos gentios. O problema é que Pedro começou a conviver com os gentios, só que quando ele soube que Tiago e João estavam chegando, ele começa a rejeitar os cristãos gentios. Pedro que estava se entrosando com aqueles novos irmãos, se afasta com medo do que os discípulos iam dizer. Pedro influenciava tanto que outros judeus e até Barnabé fizeram a mesma coisa. E aí Paulo coloca Pedro no seu lugar, chamando a sua responsabilidade na missão. A minha missão deve ter a minha prioridade. Não importa quem está contrário. Pedro tinha muito mais gabarito, experiência, vivência com Cristo do que Paulo, mas a missão de homem falava mais alto, ecoava dentro do seu coração. Que quando ele viu que líder da igreja na época estava vacilando, ele não pensou duas vezes: o repreendeu (v.11). A missão de Paulo está no seu sangue. Não importa se vão me zoar, se vão me chamar de louco, eu tenho uma visão de Deus pra minha vida, eu tenho uma missão, que não tem outro caminho que não seja cumprir o que Deus me determinou. Assim como pra nós jovens, tudo é intenso, às vezes, até sem limites, usemos toda essa energia pra cumprirmos o chamado de Deus na nossa vida.
4 – Não fuja da missão - (Jonas 1)
Em alguns casos, e aí quem tem a resposta é Deus, o Senhor determina especificamente alguém pra alguma missão. E nesse caso, Nínive era a missão de Jonas. Mas ele não pensou duas vezes em fugir. E foi direto pra Társis, mudando o caminho e fugindo da missão que Deus tinha lhe dado. Só que era Jonas que tinha que ir. Naquele momento só tinha Jonas. Você pode estar se perguntando porque Deus te colocou naquela turma, naquele setor, naquela família. Porque o Senhor quer você sendo instrumento dele naquele lugar. Em alguns setores, muitos deles dentro da igreja, da vida eclesiástica, não quer, Deus manda outro. Não está a fim, Deus envia outros. Mas na nossa missão, na nossa vida fora dos quatros cantos do templo, ele quer você. Na guerra de todo dia contra os principados e potestades, ele quer você como seu ministro, como seu missionário, que leve a paz as pessoas, que leve a vida às pessoas, que leve o amor às famílias. Assim como era Jonas pra Társis, é você onde está inserido. Deus te quer onde você está no contexto dessa sociedade.
Qual a sua missão? Onde Deus tem te colocado? Eu convido você hoje, a abraçar o chamado de Deus pra sua vida. Você que tem sentido o seu coração arder por alguma coisa e por qualquer outro motivo, ainda não tomou a iniciativa de mergulhar na missão que Deus tem te dado. Hoje é o dia de você assumir, de uma vez por todas, a sua missão. Não fique preocupado com a sua vida, com o que os outros vão dizer, com os palpites que vão dar. O que importa é o chamado de Deus pra sua vida nesse tempo.
......
Pr. Felipe Narciso