“Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,
Nem se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.” (I Tm 1:3-4)
----
Paulo orienta Timóteo, seu verdadeiro filho na fé, que permaneça em Éfeso a fim de advertir aos que ensinavam falsas doutrinas, misticismos, fábulas para pararem com o que estavam fazendo. Tais ensinos de nada valiam para edificação dos neoconversos do Caminho, antes criavam muitos problemas entre os irmãos.
Paulo, quando escreveu à Igreja da região da Galácia, também alerta sobre as pessoas que propalavam falsos ensinamentos afirmando que as reais intenções dos mesmos era trazer confusão e descrédito ao Evangelho (Gl 1:7). A percepção é que “esses” aproveitadores estariam se multiplicando e a igreja deveria estar vigilante.
Vivemos em um tempo de grandes equívocos na pregação da fé, os pseudos mestres anunciam loucuras como sabedoria, barganhas como fé, doações financeiras como atos de confiança ao Senhor, sucesso humano como aprovação de Deus, salvação por obras terrenas, ações esquizofrênicas como Manifestações do Espirito Santo. Já não conseguem discernir entre o dia e a noite, o preto e o branco, obras da carne e fruto do Espírito, ação de demônios e atuar do Senhor. (II Tm 3:1-9)
Por um Evangelho autêntico Paulo pediu ao jovem Timóteo a PERMANECER naquela cidade (local de idolatria, feitiçaria, imoralidade, guerras frias e religiosas) e a se apegar aos FUNDAMENTOS DA FÉ: Orar, ler as escrituras, ter um bom exemplo entre os de dentro e os de fora, exercitar os dons concedidos por Deus por profecias e ter como centro da mensagem o SENHOR CRISTO JESUS, não como o pop start, comerciante da fé ou apoiador de sandices, mas o JESUS que é a Esperança para o mundo. Para que pudesse ser um exemplo para todos. (I Tm 4)
Voltemos à simplicidade do evangelho, onde a oração é o elo, o jejum a fome por Deus, a palavra o alimento, a comunhão com os irmãos o remédio para muitos males e o Senhor Jesus Cristo o centro suficiente da fé Cristã.
----
Paz Perfeita!
Pr Diego Souza