top of page

SER IGREJA
..........
“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la”.
Mateus 16:18.

 

Hoje a Reforma Protestante faz 500 anos. Como muitos sabem a mesma foi um, divisor de águas entre a cristandade, assim como para as religiões mundiais. Logo tecer um texto sobre Igreja, para mim, me parece assaz oportuno.

Dentre muitas coisas confrontadas e mudadas ao longo desses 500 anos da Reforma, certamente está à percepção do que é SER IGREJA.

As TESES escritas por Martinho Lutero e fixadas nas portas da Igreja do Castelo de Wittemberg reorganizaram o pensamento cristão da época. A despeito das inúmeras dificuldades existentes na época atual e a passada tal atitude, se não foi a decisiva, certamente foi uma das que contribuíram pontualmente para se entender que: A IGREJA SOMOS NÓS.

Evidentemente que isso não apoia as sandices ditas sobre a Igreja Organização. Acredito que o Templo também é Igreja, desde que se mantenha sendo baluarte, coluna e firmeza da verdade. Sendo o que Deus projetou, o seu alcance vai muito além dos seus limites geográficos. Sim ela pode ser uma mensagem visível dos Céus. Contudo, ela não vai para os Céus.

A Igreja que Somos só é possível ter existido e se mantido, pois, em suma, ela é o que é pelo poder do Sacrifício de Cristo na Cruz e na ação soberano de Deus no túmulo o deixando vazio.

Logo Igreja são pessoas salvas e Igreja Organização é um templo composto de pessoas salvas. Nenhuma das “Igrejas” pode salvar ou perdoar pecado.

As mudanças de conceitos e a compreensão da etimologia da palavra Igreja fizeram, não só aos da época, mas ainda em nossos dias, com que pessoas avaliassem e reavaliassem o que seria ser Igreja.

Essas ponderações nos levaram a entender que SER IGREJA é a demonstração viva e sadia de nosso Encontro com o Senhor Jesus. As transformações psíquicas-sociais-físicas nos fizeram cartas vivas dos Céus, assim como Luz e Sal da terra. A Metanóia vivida no ato da salvação elucida o poder transformador da reconciliação, regeneração, justificação e santificação, assim como a elucidação viva do Amor de Deus pela humanidade.

Espero que essa Série tenha edificado sua vida. Escrever sobre assuntos que julgo serem Princípios da Fé Cristã foi desafiador. O abordar o assunto diretamente, mas não estender muito, para que não perdesse a essência das Curtinhas e manter a profundida dos textos foi uma experiência abençoada.

 

Até o próximo texto.

.......

Paz Perfeita

Pr Diego Souza

PILARES DA FÉ CRISTÃ - PARTE V

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page