ARREPENDIMENTO E CONFISSÃO DE PECADOS
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor” - Atos 3:19.
Que alegria maravilhosa é a certeza que temos de nossa salvação. Certamente não foi devido nosso esforço, por isso que em Efésios 2:9-10 garante-nos que foi pela Graça.
A efetuação da salvação vem de Deus (Fl 2:13), mas o arrependimento e confissão dos pecados vêm de nós, homens.
O aplicativo BÍBLIA ON define o ARREPEDIMENTO da seguinte forma:
“Arrependimento é se sentir triste por causa de seu pecado e decidir mudar”. Quem se arrepende rejeita o pecado e reconhece que precisa de Jesus para ser salvo. O verdadeiro arrependimento vem da convicção do pecado pelo Espírito Santo e leva você a mudar de vida, com a ajuda de Jesus.
O arrependimento vem do coração, mas é revelado na sua vida. Quem se arrepende tem uma atitude diferente: é humilde e tenta fazer o que é correto para agradar a Deus. “O arrependimento é a condição essencial para a salvação”.
A bíblia explica o ARREPENDIMENTO E CONFISSÃO DOS PECADOS nos seguintes versículos:
“Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis” - Lucas 13:3
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” - 1 João 1:9.
Se o ARREPEDIMENTO é o perceber o erro, já a CONFISSÃO é o reconhecimento do mesmo.
A bíblia diz que todos pecaram (Rm 3:23), logo o ARREPENDIMENTO e a CONFISSÃO DE PECADO deveria ser algo muito natural para os que foram alcançados pela Graça, mas para muitos não o são.
A compreensão do arrependimento e a confissão de pecados tornou-se algo tão distante para nossa geração. Pode ser pelo fato que ouvimos pouco sobre o assunto ou ainda que não sentimos tanto nossos erros. O saudoso Rev. David Wilkerson já demonstrava essa preocupação e, em seu Sermão, Chamados ao Arrependimento deixou isso muito claro ao afirmar que precisamos urgentemente ser “BATIZADOS COM O BATISMO DO ARREPEDIMENTO”.
A SALVAÇÃO nos faz sensíveis espiritualmente e a percepção dos erros e o reconhecimento tornam-se processuais. É impossível entendermos a SALVAÇÃO e não nos arrependermos e confessarmos os nossos erros ao Senhor.
.
Na próxima semana falarei sobre: SALVAÇÃO.
.....
Paz Perfeita
Pr Diego Souza