por Lílian Kelly do Charles F. Henriques
Ao lermos a Bíblia, contemplamos várias histórias com mulheres que ocuparam posições importantes na história do cristianismo.
Jesus em seu ministério demonstrou amor, cuidado e gratidão pelo ministério feminino durante a sua jornada aqui na Terra. Deus envolveu as mulheres nas mais variadas funções, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Em uma época conturbada, onde mulheres eram discriminadas, Deus as escolheu para fazerem a diferença, quebrando paradigmas.
Vejamos algumas mulheres de destaque na Bíblia:
Maria – Pela fé Maria obedeceu a palavra do Anjo e recebeu o precioso presente de ser a mãe do Salvador. Ao visitar a sua prima Isabel, sua alegria foi declarada num lindo cântico de louvor e gratidão ao Altíssimo por ser escolhida para esta preciosa missão (Lc 1.46-55). Que privilégio fazer parte da criação e educação do Mestre Jesus Cristo!
Ana - Foi exemplo de fé, perseverança e fidelidade. A Bíblia diz que Ana subia à casa do Senhor e se derramava diante de Deus pedindo-lhe um filho. "... se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida..." I Samuel 1.11. Ana confiou que Deus a atenderia e mais do que isso, ela demonstrou a sua fidelidade, pois, fez um voto com Deus e cumpriu a sua promessa, entregando o seu filho no altar do Senhor.
Débora - Foi exemplo de liderança. Débora era Juíza e exercia uma grande influência sobre o povo. A Bíblia nos relata que os israelitas a procuravam quando queriam decidir algo. “Sentava-se sob a palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na montanha de Efraim, e os israelitas iam ter com ela para que julgasse suas questões”. (Jz 4:5). Sua influência era, acima de tudo, advinda da sua intimidade com Deus, pois, o amava, conhecia e obedecia os seus mandamentos.
Ester – Foi Exemplo de sabedoria e coragem. Uma jovem mulher que obedeceu a Deus arriscando a sua vida por amor a Ele e ao seu povo. Ester quando percebeu a conspiração contra o seu povo, buscou a Deus, orou e foi suplicar ao rei pela vida do seu povo. Estar diante do rei sem ser convocada, mesmo ela sendo a rainha, esposa do rei ao qual suplicava o favor, era um desrespeito muito grande e podia implicar a perda da própria vida. Porém, a confiança dela estava no Senhor e sua determinação fez com que o rei a recebesse e concedesse o seu pedido.
O que dizer também de Rute, Sara, Marta e muitas outras mulheres com testemunhos tão importantes para os nossos dias?
Que sejamos também, mulheres valorosas, exemplos de fé, perseverança, fidelidade, liderança, sabedoria, coragem e determinação para que possamos, em nossos dias, exalar o bom perfume de Cristo e testemunhar as nações o verdadeiro valor de sermos servas do Deus Altíssimo.
----
Alcançados pela Graça.
C. F. Henriques