Juntamente com os Salmos 95 e 99, esse Salmo 93 compõe uma coletânea que exalta o poder glorioso do Senhor e seu Reino eterno. Em um mundo desorganizado é sempre bom refletirmos em verdades tão profundas e restauradoras. O Reinado do Senhor nos traz descanso e alento para nosso dia-a-dia. (Salmo 93:1-2)
Testemunhamos, quase que diariamente, as injustiças, problemáticas sociais, desequilíbrios nas administrações públicas o que também não deixa de ser uma consequência de um país totalmente sem direção. Diariamente ouvimos sobre guerras e rumores de guerras, corrupção e sua proliferação. Mães e pais que trabalham e ainda assim não recebem devido à imprudência de quem deveria ser prudente. Quem se sente seguro ao andar nas ruas? Respiramos o medo e a insegurança, a violência aumenta de forma descomunal. (Salmo 93:3)
No entanto, a despeito das inúmeras desgovernanças, podemos nos aquietar (Salmo 46:10), e confiadamente nos lançar em uma vida de fé que é vivida pela fé, para que através da fé possamos ter esperança contra a desesperança de tantos que sem fé vivem.
Existe um pensamento popular que faz muitos acreditarem que olhar para o Senhor é apenas um ato religioso de pessoas fracas. Não! Acredito que seja um ato que vai além de uma religiosidade ou fraqueza, CRER NO SENHOR É UM ATO INTELIGENTE, pois acima dos grandes problemas, doenças, descontroles, desgovernanças, percebemos que em nenhum momento o Eterno deixou de REINAR. ELE estar acima dos problemas e mazelas humanas, mas ainda assim não é imparcial ás nossas dores. Podemos contar, diariamente, independente do período do ano, com seus conselhos para que possamos ter uma vida melhor. (Salmo 93:4-5).
Uma das características desse Salmo era ser lido na Festa de Fim de Ano Judaico, assim como na Festa dos Tabernáculos, porquanto acreditavam que ao fazê-lo estariam lembrando que independente das circunstâncias o CRIADOR REINA. Não o trazem à memória como sendo esse reinado passado, mas sempre PRESENTE e CONTÍNUO.
Que o SENHOR REINE em nossas vidas, decisões, ações, relacionamentos, estudos, ministérios, em TUDO que somos e desenvolvemos. Que em todo tempo possamos declarar: O SENHOR REINA!
----
Paz Perfeita
Pr. Diego Souza