top of page

"Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade" - I Tm 3:15

----

 

Gerenciamento de uma Igreja? Pode ser que no primeiro momento ao se deparar com o tema acima muitos recebam um “choque”, pois como compreender um GERENCIAMENTO DE UMA IGREJA e ainda continuar a reconhecendo como tal? A perplexidade e o menear de cabeça torna-se uma reação natural. Pois bem, como uma casa que trata de coisas espirituais ser gerida como uma empresa? A igreja é uma empresa? A resposta segue como uma pergunta: Como um hospital, que salva vidas, precisa ter uma estrutura de gestão? A compreensão é que tudo que é bem organizado demonstra TRANSPARÊNCIA e em nosso tempo isso é assaz pertinente.

 

Toda instituição, mesmo as religiosas, tem suas obrigações que vão da sua abertura até as decisões diárias. Um CNPJ é aberto, por isso as declarações e compromissos mensais se fazem necessários: contabilidade, conta de luz, água, telefone, IPTU (as que ainda não gozam da isenção), prebenda pastoral, folha de pagamento, ação social e etc. O dia a dia nos ensina a importância de uma boa administração e gestão, logo para instituição espiritual não é diferente. A Casa de Deus não é uma empresa (não tem a intencionalidade de lucro, ainda que tenha um CNPJ), mas precisa ser cuidada e administrada com o mesmo zelo e perícia que uma. Nosso Deus é ORGANIZADO!

 

Em Gênesis aprendemos com o Eterno sobre planejamento, organização, direção e controle (Gênesis 1 e 2). No Novo Testamento percebemos a gestão do Senhor em todos os momentos, a começar no chamado dos primeiros discípulos até o IDE. Já em Atos dos Apóstolos nos deparamos com a igreja se organizando, estabelecendo a liderança, zelando pelas finanças, a ação social, as missões e o sustento da mesma, a abertura de novos locais de encontros e o acompanhamento dos neoconversos. O gerenciamento é importante para qualquer instituição, inclusive/principalmente a eclesiástica.

 

A Igreja como instituição é uma benção e estando bem gerida evidencia a sua essência de CASA DO DEUS VIVO, COLUNA E FIRMEZA DA VERDADE.

 

Nosso desejo é que nessas próximas terças-feiras possamos pensar um pouco mais sobre OS DESAFIOS DE GERENCIAR UMA IGREJA.

----

 

Paz Perfeita!

Pr. Diego Souza

OS DESAFIOS DE GERENCIAR

UMA IGREJA

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page