ADVERTÊNCIA!
-----
Sabe prezado leitor, o apóstolo Paulo, sem dúvidas, é um dos grandes personagens do novo testamento, e ele tem inspirado gerações por séculos.
Mas, afinal, o que o apóstolo realmente diz?
O APÓSTOLO ADVERTIU AOS FILIPENSES O SEGUINTE:
QUE DEUS INVERTE SITUAÇÕES: (Fp 1:13) “... as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares”.
As prisões de Paulo que aos olhos comuns apontavam para o fracasso, Deus tornou em triunfo. Veja: “quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho; [...] E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.” (Fp 1.12 e 14).
QUE DEUS OPERA EM MINHA VIDA: (Fp 2:13) “ Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”.
A obediência de Paulo, o tornava sensível para ouvir a voz de Deus e assim, sua vida era trabalhada. Moldada e conduzida pelo Senhor. Pode-se dizer que é uma via de mão dupla, Deus opera em mim enquanto eu opero (ou me comporto) segundo Deus, é por isso que ele diz no verso 12 “... operai a vossa salvação”.
QUE HÁ COISAS QUE NECESSITO ESQUECER PARA PODER AVANÇAR: (Fp 3:13) “uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim...”
Paulo sabia que deveria abrir mão de algumas coisas, deixar de lado outras tantos e esquecer várias situações para ficar liberado para prosseguir. É como se houvesse a necessidade de descarregar a mochila antes de subir a montanha. O apóstolo está dizendo que muitos não conseguem correr, prosseguir e avançar, pois, estão com muito peso nas costas, na consciência e na “mochila” da vida.
QUE É POSSÍVEL VENCER QUALQUER DESAFIO: (Fp 4:13) “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”.
Finalmente, o inspirado escritor aos filipenses, após uma breve digressão onde relata algumas situações favoráveis e desfavoráveis que passou, afirma que é possível vencer tantos desafios oferecidos pela vida. E que tudo serve de experiência com o eterno Deus.
Que Deus nos dê a coragem de Paulo para não extinguirmos o Espírito, e assim, prosseguirmos e até nos alegrarmos em meio as provas que se nos apresentam.
----
Alcançados pela Graça
Pr. Charles F. Henriques