Quando permitimos que o outro se ocupe de nós, logo percebemos a sua ausência. A parábola de Jesus descreve que três coisas muito valiosas foram perdidas:
-
1 de 100 ovelhas
-
1 de 10 moedas
-
1 de 2 filhos
Aparentemente, perder 1 de 100 ovelhas, ou 1 de 10 moedas pode não parecer algo grave, afinal de contas, é uma perda de apenas 1%.
Mas, aquele que cuida não pensa assim. Qualquer perda é perda, como diria o ditado popular: “Todo cuidado é pouco”.
O pastor conhece as suas ovelhas, aquele que tem contato a conhece, seu semblante, jeito, e modo de falar a denunciam quando não está bem. Em uma Igreja onde se tem muitas pessoas, ou membros o Pastor não consegue ver todos, ter contato com todos parece impossível, se não o é. Por isso dividir é importantíssimo, e esse foi o conselho de Jetro a Moisés em Êxodo 18.13-24.
Agora repare que, quando lemos o texto percebemos que constantemente, o Pastor contava o seu rebanho para ter certeza de que todas as ovelhas estavam ali. Ou seja, é percebido claramente a sua preocupação – “O bom pastor ama suas ovelhas e cuida muito bem delas”.
Quanto à moeda, apesar de ser uma porcentagem maior de perda (10%), ainda assim, aparentemente, isso pode não ser considerado algo grave. Entretanto, a moeda perdida era uma dracma, moeda de prata equivalente à diária de um trabalhador braçal. Sendo assim, muito provavelmente, aquelas dez moedas pertenciam a uma pessoa com poucos recursos financeiros e de trabalho simples. Então, perder uma moeda seria uma perda considerável, seria como perder um dia de trabalho árduo.
Algo de valor foi perdido, por isso deveríamos constatemente nos perguntarmos:
Onde temos empenhado as nossas forças?
Nós sabemos quem não está mais entre nós; os amigos que foram pegos pelas tempestades da vida; os casais que não conseguiram passar pela crise juntos; nossos vizinhos que tantas vezes nos acompanharam e que agora já não possui mais prazer na lei do Senhor...
Onde estamos colocando as nossas forças?
Jesus falando aos seus discípulos disse:
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,...
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” - Mateus 28.19,20
Uma ordem foi nos dada “ide, fazei discípulos”.
Temos feito?
O que temos feito tem permanecido?
Continuo...
Você já perdeu algo de valor?
Você já experimentou a sensação de sofrer uma perda considerável?
Se, sim, então cuide dos que estão ao seu lado, pois “Quantas vezes queremos que cuidem de nós, mas não queremos cuidar de ninguém”.
O que foi perdido tem valor?
Sim?
Então...
----
Seu Servo!
William Paixão