top of page

A igreja é um corpo, Paulo já tinha dito isso (I Coríntios 12). No corpo, cada membro tem sua função. Temos o cabeça (Cristo); as mãos (seriam os diáconos?); os pés (os missionários); a boca (os que pregam a palavra). A lista segue... Todo mundo tem sua função. E qual é a função da juventude no corpo? Que parte do corpo será que ela representa? Nessa alegoria comparativa que estamos fazendo, tenho uma ideia de resposta. Pra mim, a juventude é o nariz da Igreja!

O nariz é sempre a parte que chega primeiro. Está mais na frente no rosto. Todas as inovações e novidades na igreja chegam via juventude. Foram os jovens que brigaram pra modernizar a liturgia, e fazer a guitarra e a bateria ter lugar no culto. São os jovens a maioria dos voluntários nas áreas de design e multimídia das igrejas que temos por aí. O nariz da igreja é o primeiro a sentir os ventos que chegam. Mas, como é nariz, não consegue processar as coisas. Ele respira as novidades e põe pra dentro do corpo. É preciso ter cuidado! Bons ventos oxigenam o corpo. Ventos contaminados envenenam e podem matar.

O nariz é a parte mais na frente, mas só chama a atenção se destoar do resto. Se fizer o seu papel, ele fica lá sem ser muito notado. Se o rosto não tem nariz, ele nos choca. Se é muito estranho, ele chama a atenção. Mas se for desproporcional, dá vontade de rir. A juventude não deve ser nem maior, nem menor que o restante da igreja. Deve ser sempre proporcional, fazer o seu papel, sem chamar muito a atenção para si, mas para o conjunto da obra.

É no nariz que a gente apoia as lentes. Uma visão deficiente na igreja não é corrigida pela juventude, mas sem ela não se consegue embasar as lentes que clareiam a visão. Um corpo pode ser míope (sem preconceitos com míopes, sou míope também). Os olhos e os óculos precisam muitas vezes de algo que corrija a visão. Não é esse o papel da juventude, mas o de dar suporte as lentes, de prover o espaço para que os debates abertos aconteçam.

O nariz é parte mais desprotegida do corpo. É a única que não dá pra cobrir suficientemente no frio. A primeira parte que descasca sob o sol forte. Está sempre vulnerável: numa briga é a primeira parte a ser atingida. É também uma das mais delicadas: uma vez quebrado, a recuperação é lenta e dolorosa. Não dá pra engessar o nariz. Se mantidos os devidos cuidados e com a devida proteção, dá pra mantê-lo em segurança.

O nariz precisa ser limpo todos os dias, sob o risco de prejudicar o corpo todo. Precisa respirar ar puro, oxigenar o corpo, permitindo que o pulmão da igreja tenha meios de converter ar em energia e manter o corpo vivo. Uma igreja saudável tem uma juventude saudável. Uma igreja sem jovens é um corpo onde o nariz não funciona: ela respira por aparelhos. Toda igreja precisa de jovens que oxigenem suas igrejas com ar puro do Espírito que sopra onde quer, e não pode bobear e acabar respirando ventos de doutrina...

......

Pr. Vinicius Vargas

Pastor de Jovens e Adolescentes da Igreja Batista Fonte Carioca

O PAPEL DOS JOVENS NO CORPO DE CRISTO

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page