top of page

O NATAL SE APROXIMA!

“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Portanto os entregará até ao tempo em que a que está de parto tiver dado à luz; então o restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel. E ele permanecerá, e apascentará ao povo na força do Senhor, na excelência do nome do Senhor seu Deus; e eles permanecerão, porque agora será engrandecido até aos fins da terra.E este será a nossa paz.......” Miquéias 5.1-5ª
....................

Uma das festas mais populares da sociedade se aproxima, é o Natal; se bem que a data não corresponda com exatidão o dia do nascimento de Cristo. Mas, já a um bom tempo comemora-se o Natal, que ao longo dos anos perdeu e vem perdendo o seu verdadeiro sentido de ser e sua significação para muitos. Hoje o Natal é, para muita gente, apenas mais uma festa comercial sem muita importância significativa. O consumismo com seus tentáculos, tomou o lugar da humilde manjedoura. O papai Noel, ou São Nicolau, para muitos, assumiu na festa o papel principal, o de Jesus Cristo. E o que dizer das pessoas cujos olhares não expressam mais um sentimento de gratidão a Deus pelo nascimento de seu Filho Unigênito, O SALVADOR DO MUNDO. 

Entretanto o texto acima narrado pelo profeta Miquéias, aponta para este acontecimento que é um dos mais sublimes da humanidade em todos os tempos. Ele diz que na pequenina Belém nasceria alguém capaz de governar a vida humana com equidade. Nasceria das entranhas de uma mulher aquele que congregaria e apascentaria a todos quantos o recebessem. 

De fato este bebê gerado desde a eternidade, seria o próprio Deus encarnado a trazer paz a humanidade naquele tempo de tantas convulsões sociais, políticas e religiosas e, não só naquele tempo, mas em todos os tempos. Nesse sentido o profeta fala da proximidade do nascimento de Jesus como sendo algo que marcaria a história da humanidade. Hoje, percebemos exatamente isto quando dividimos a história em antes e depois de Cristo.

Mas, o Natal se aproxima e é preciso que resgatemos o seu verdadeiro sentido, se queremos ter o mínimo de coerência com o significado da festa para além do espírito consumista que grassa nossa sociedade, é fundamental que acolhamos esta data que se aproxima com um profundo sentimento de gratidão a Deus, de devoção a Ele e de muita alegria e, que sobretudo, escolhamos, de fato e de verdade celebrar o NATAL DE CRISTO!

Que Deus nos ajude! 
...............
Valtenci Oliveira, pastor batista

REFLEXÕES DE UM PASTOR - PARTE VIII

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page