Todos os finais de ano são semelhantes, muitos estão sempre fazendo listas, e mais listas que vão expressar o seu desejo para o próximo ano. Das mais variadas, algumas, porém, aparecem como principais nas redes sociais, exemplo: Um novo amor; passar no vestibular; ganhar aumento; casa, carro etc. Com isso contam com as simpatias, as cores das roupas, e até mesmo com as orações da virada.
No mês de dezembro se lembram da caneta, e do lápis. Ali rascunham seus objetivos e sonhos em suas folhas brancas sem nenhum temor. Contudo, conforme o ano vai passando muitos vão desistindo, a folha escrita é esquecida, e quando a encontram chegam até a lamentar.
Alguns são imediatamente tomado(a) pelo sentimento de decepção e derrota, embora logo lancem na lixeira todo o planejamento.
Recordei-me, então, de Paulo quando "...passando pela Frígia e pela província da Galácia, FORAM IMPEDIDOS PELO ESPÍRITO SANTO de anunciar a palavra na Ásia" - em At 16.6. Logo também fui levado a pensar no que Salomão disse: "Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR vem a resposta" - Pv 16.9.
Enquanto meditava nestes textos percebi que em alguns momentos seremos impedidos, e em outros, claramente, veremos que “a resposta tem que vir do Senhor para prosseguir".
Ainda que isso não nos agrade, é certo que neste momento, Deus está nos preservando, protegendo, e até mesmo, nos abençoando quando não conseguimos conquistar algumas coisas, o que não significa que devemos desistir, ou parar de sonhar.
Talvez por isso o salmista tenha declarado que o Senhor nos "instruiria, e nos ensinaria o caminho que devemos seguir; e que Ele iria nos guiar com os seus olhos". Para isso, declarou "não sejam como o cavalo, nem como a Mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio" - Sl 32.8,9
Nós podemos, sim, ter experiências maravilhosas em 2017, se estivermos em comunhão com o Senhor, pois será essa aproximação que nos revelará exatamente o que fazer, e o que não fazer.
Nossa perseverança na oração nos levará a um nível de intimidade tão grande que a decepção não fará parte de nossa vida, quando o NÃO, ou o ESPERE de Deus for presente.
----
Seu Servo
Prof. William Paixão