Por incrível que pareça, quando nos deparamos com o texto neotestamentário de Mateus 6:34, facilmente nos colocamos na mesma situação de Moisés, só que nos dias atuais, quando percebemos que estamos com uma vida atarefada e rotineira. Quando ele era o único que tomava partido pelo povo como juiz, estava sempre cercado, Isto acontecia do nascer ao pôr do sol, todos os dias, contou com a ajuda e conselho de seu sogro, dividindo responsabilidades em grupos.
Dentre esse povo, certamente estavam alguns pais ainda jovens que também lhe pediam conselhos, por se identificarem muito com ele. Neste texto de Exôdo 18:13-24, extraí duas de algumas habilidades que são ESSENCIAIS, quando se trata de aconselhamento pessoal, são elas: Saber ouvir (v24) e ter disposição em aceitar ajuda (v25). Nosso orgulho nos impede em alguns momentos em aceitar ajudas, ou, ouvir bons conselhos. Sempre achamos estar com a razão e em sua grande maioria, não se existe razão, só causas diferenciadas com visões diferenciadas. Com tudo isso, deixamos passar a melhor parte do nosso dia, ou a melhor fase da nossa vida, por simplesmente não querer trocar a razão pela felicidade.
A grande verdade é que nossa vida passa tão rápida, que não conseguimos dar conta de tantas exigências expostas pela sociedade. Por esse motivo, a bíblia nos diz que devemos estar rodeados de bons conselheiros, com experiências, virtudes e sabedorias para administrar as tarefas do dia a dia. O pulo do gato está justamente aí... Não conseguimos viver nosso “dia a dia”, estamos sempre preocupados com o amanhã, e quando o amanhã se torna hoje, nos preocupamos com o depois de amanhã, que na verdade, seria amanhã... Com isso, empurramos nossa vida pra frente e adiamos o presente. Está escrito em Mateus 6:34: “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal”.
Aqui vai um conselho pastoral: Viva sua família, curta seu trabalho, ame as obras que Deus confiou a você, ela é única. Valorize cada momento com amigos, pois, serão passageiros em breve poderão não estar mais juntos. Abrace uma boa causa, enfim, siga em frente! No final de tudo, iremos aprender que não temos tempo nem mesmo pra lamentar nossas perdas, então, pelo menos, vamos viver nossas vitórias, pois, o amanhã pertence a Deus, e se nosso futuro é Dele, então vamos investir no hoje!
Graça e paz a todos!!
----
Missões em Rua
Pr. Marcelo Agum