Mateus 28. 16-20 16 – “Então os onze discípulos partiram para a Galileia, e foram para a montanha onde Jesus tinha dito que eles O encontrariam. 17 Lá, eles O encontraram e O adoraram - mas alguns deles não estavam convencidos de que era realmente Jesus! 18 Ele disse aos discípulos: "Toda a autoridade no céu e na terra foi entregue a Mim. 19 Portanto, vão e façam discípulos em todas as nações, batizando-as no nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. 20 e depois ensinem estes novos discípulos a obedecerem todas as ordens que Eu lhes dei; e tenham certeza disto - que Eu estarei sempre com vocês, até o fim do mundo".
........
A morte de Jesus foi um baque muito grande na vida dos seus discípulos. Não é pra menos. Ver o seu Mestre morrer da forma que morreu e não poder fazer nada porque se não morreria também, nos faz entender a tristeza dos seus seguidores. Mas Cristo agora está vivo, ressurreto e dá as instruções necessárias para o povo. Alguns estudiosos dizem que eram por volta de 500 discípulos (I Co 15:6). E o mais interessante é que eles se encontraram no monte que Cristo tinha lhe designado. O detalhe é que esse monte é o mesmo que Satanás ofereceu a glória dos seus reinos a Jesus na sua tentação. Agora, Cristo, depois de cumprir a sua missão, vem a esse mesmo monte e declara para todos ouvirem: “Toda a autoridade no céu e na terra foi entregue a Mim.” Agora o poder está nas mãos de Jesus e com isso eu aprendo algo. O caminho mais curto nem sempre é o mais correto. Jesus poderia ter todo o poder lá no capítulo 4, mas preferiu ter todo o poder no capítulo 28. 3 anos e 24 capítulos depois. Poderia ter evitado todo aquele sofrimento, mas Ele não fez isso por amor a nós, para que hoje nós não estejamos sozinhos. Mesmo quando não temos companhia de pessoas, não estamos sozinhos porque o Senhor está conosco!
1 – A promessa é antiga. (Salmos 34.7) - "O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra".
O Salmista já tinha essa certeza. Os livramentos, os escapes eram obra do Senhor, que enviava o seu Anjo para nos livrar e nos guardar de todo o mal. E como o livro de Salmos é um livro musical, devemos celebrar ao Senhor e adorá-lo pelos livramentos que Ele nos dá e que nem sempre percebemos. E às vezes reclamamos tanto e esquecemos de agradecer porque se não aconteceu, ele nos livrou. Em todas as nossas frentes, em todas as áreas da nossa vida, ele nos livra das armadilhas e das ciladas de satanás.
2 – Ele nos ensina a dependermos dEle. (Filipenses 4.13) - "Tudo posso naquele que me fortalece".
O apóstolo Paulo declarou essa verdade para a igreja em Filipos porque ele sabia do que estava falando, porque mesmo quando ele não tinha nada, ele não se sentia sozinho. Ele, de fato, não esteve sozinho porque Cristo estava do lado dele. Nos momentos de aflição e de angústia suprema. Paulo estava declarando para todos que ele tinha abandonado as coisas dessa terra e estava mirando nas coisas eternas porque quando procuramos as coisas da terra, vai continuar um vazio muito grande e você vai continuar atrás dos seus objetivos terrenos porque quando você não realiza os seus sonhos aqui na terra, você se sente fracassado, sozinho. A presença do Senhor nos fortalece a ponto de vivermos em todas as situações. Uma frase interessante pra você: O cristão ele não tem problemas, ele passa por problemas, mas é liberto por Jesus. Nunca estamos sozinhos!
3 – Ele nos ama e vai voltar pra nos buscar. (João 14.18) - "Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês".
Cristo nos deixa a esperança de vê-lo ao prometer voltar para nos buscar. É nisso que temos que nos agarrar. A igreja se esqueceu nesses dias de viver a esperança de morar no céu. Queremos tudo de Jesus nesta terra. O apóstolo Paulo chama esses de miseráveis (I Co 15.19) porque estão somente preocupados com a vida terrena e não com a vida plena ao lado de Jesus. Paulo ainda vai afirmar que aqueles que são de Jesus, suas mentes e seus corações devem estar nas coisas do alto. Cristo não nos deixa porque Ele prometeu vir buscar a sua igreja, a todos quanto receberam e reconheceram Cristo como seu Salvador. Estes recebem o Espírito Santo, o consolador, o ajudador que nos orienta e sempre fala conosco. Não pode existir alguém que serve a Jesus e se sentir sozinho, sentir-se abandonado porque o Senhor jamais abandona o seu. Conclusão – Você que está tomando posse dessa palavra nessa noite, precisa daqui pra frente, entender e aplicar na sua vida que Cristo jamais te deixa, ele jamais te abandona. Somos nós que o abandonamos, somos nós que o deixamos. Somos nós que viramos as costas pra Ele. Mas a todos aqueles que desejam a sua presença, Ele está conosco ao nosso lado, em todos os momentos.
Para refletir - Você que está lendo esse texto hoje, precisa daqui pra frente, entender e aplicar na sua vida que Cristo jamais te deixa, ele jamais te abandona. Somos nós que o abandonamos, somos nós que o deixamos. Somos nós que viramos as costas pra Ele. Mas a todos aqueles que desejam a sua presença, Ele está conosco ao nosso lado, em todos os momentos.
...........
Graça e Paz!
Pr. Felipe Narcizo