top of page

A Liderança de Jesus é exemplo pra qualquer líder, e como não pode deixar de ser, é exemplo para líderes de jovens e adolescentes. Tomemos como base a fala de Jesus ao lavar os pés dos discípulos: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” (João 13:15). Teria sido mais fácil se ao falar de liderar as juventudes, se falássemos sobre estratégias de envolvimento ou de crescimento dos nossos grupos de jovens. Doeria menos. Mas ao tratar da questão do ser exemplo, chegamos a um ponto crucial: o caráter do líder.

Liderar pelo exemplo, é fazer junto. É o famoso (e complicado) viver o que se prega e pregar o que se vive. É fazer da vida o lastro daquilo que se ensina na teoria. Não apenas dizer ou ensinar conceitos. É mostrar na vida como é que a coisa funciona. E se é pra mostrar na vida como ser um crente de verdade. É preciso primeiro de tudo... ser um crente de verdade! Parece óbvio, mas não é tão simples.

Ouvir acusações e reclamações, perceber traições, notar que ensinou muito e eles aprenderam pouco, perdoar ofensas que entalam na garganta, caminhar mais uma milha, oferecer a outra face. Atitudes de Jesus. Nosso exemplo. O que queremos que nossos jovens sejam. Mas que nós precisamos ser primeiro. E é aí que a coisa complica. Porque se fosse apenas o caso de falar num evento, de ensinar numa classe, de ministrar numa célula, estaria resolvido. Mas é preciso convivência.

 

É preciso demonstrar amor. É preciso estar perto o suficiente para as pessoas poderem perceber se o discurso é verdadeiro, ou se é um falsificação barata do Evangelho.

Uma das bandas mais influentes dos anos 90 tinha um lema clássico: “O que a gente faz, fala muito mais do que só falar”. Nossa coerência não está só em dizer a mesma coisa sempre, mas em dizer aquilo que de fato é o que pensamos e a maneira como vivemos. É isso que vai fazer diferença na vida dos jovens e adolescentes que lideramos.

Mas, como vamos ser exemplo se nem mesmo nós temos estômago pra aturar algumas coisas? Coisas que acontecem no cuidado pastoral de jovens que desestimulam, que ofendem, que trazem mágoa, como relevar tudo isso e seguir em frente? Um sábio homem de Deus chamado Paulo disse: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam”. (Filipenses 3:13-17). Não é simples, mas é o caminho: esquecer o que passou, e seguir em frente; entender que não somos perfeitos, mas que estamos em processo sincero de melhoria. Não é tudo, mas é um excelente começo.

 

Que Deus nos abençoe!

-----

Pastor de Jovens e Adolescentes

Pr. Vinicius Vargas Machado

LIDERAR É SER EXEMPLO

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page