top of page

“SENSO DE INUTILIDADE NA LIDERANÇA”

“Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever” (Lc 17.10)

----

Neste texto Jesus me faz entender algumas coisas fundamentais para minha existência e vocação.

 

Primeiro: Ele quer que eu entenda que fui chamado para ser servo. Ele não chamou ninguém para ser pastor, seminarista, missionário, pregador, pai, etc. Ele chamou servos que servem como pastores, pregadores, missionários, seminaristas, etc. É como servos que exercemos todas as funções que nos são impostas pela vida; nada mais. Ele quer que eu tenha esta consciência de servo chamado para servir.

 

Segundo: Jesus quer que eu entenda que todo o meu serviço é inútil. Ou seja: não posso me dar ao luxo de não servir, porém, servindo, devo saber que meu serviço sem Ele é nada. Em outras palavras: sem Ele nada do que foi feito se fez. Portanto, sou inútil, mesmo tendo feito tudo quanto me fora ordenado a fazer. Duas certezas advêm desta consciência: A primeira delas é que Ele quer que eu aprenda a arte de servir sempre, nunca me esquecendo de quem sou – SERVO - e para que fui chamado - SERVIR. A segunda delas diz respeito ao fato de que tudo o que sou e tudo o que faço é fruto da graça de Deus. Por isso, meu serviço é inútil sem Ele.

 

Terceiro: Jesus me ensina que devo possuir o senso de inutilidade. Devo servir por amor e gratidão. Sem o espírito moderno e pós-moderno de busca de resultados, satisfações e realizações. Sou convidado a servir sem pretensões, sem ambições e sem buscar resultados e eficácia. Semear e regar, deixando por conta de Deus dar o crescimento. Sou convidado a não me vangloriar de meu trabalho como resultado de minhas qualificações. Sou estimulado a livrar-me do peso de produzir a qualquer custo resultados imediatos. Sou convidado a me libertar definitivamente da forma pós-moderna de se medir qualidades, capacidades e aprovação divina. Este nunca foi o padrão estabelecido por Jesus. O padrão estabelecido por Jesus é o da motivação e não dos resultados.

 

Creio que só assim, servindo com a consciência de servos inúteis que somos, poderemos ouvir de Deus as seguintes palavras: “Muito bem, servo bom e fiel” (Mt 25.21)

----

Nele, em quem sou e a quem sirvo!
Pr. Adriano Moreira

LÍDERES PARA O SÉC XXI - PARTE VIII

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page