top of page

"Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim, fará também as obras que eu faço, e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
.............
Embora estejamos cercados de problemas, desafios e oportunidades, dedicamo-nos somente às coisas inevitáveis. Nossa visão do futuro é quase sempre baseada no que podemos realizar com os nossos próprios recursos e experiências. Quando oramos, pedimos a Deus o seu poder a fim de realizarmos o que achamos melhor. Ele se mostra sensível e misericordioso e o nosso cristianismo entra nos moldes de nossas possibilidades auto-determinadas.

Quero lembra-los que ELE é o SENHOR das intervenções sobrenaturais. Em tempo e a tempo, ele invade os nossos problemas e as nossas perplexidades com poder sobrenatural. Há ocasiões em que ele de fato nos conduz a desafios e oportunidades, que para nós, são impossiveis de serem realizadas, a fim de nos maravilhar com o que ele é capaz de fazer com as nossas impossibilidades.

No contexto da passagem que estamos examinando, Jesus usa o termo “obras” para se referir às palavras que Ele tem falado: “Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras” (Jo 14.10). É evidente, portanto, que não se pode entender o termo “obras” em Jo 14.12 como se referindo exclusivamente aos milagres físicos realizados por Jesus. O termo é muito mais abrangente e se refere à sua toda atividade terrena realizada com o fim de salvar pecadores: palavras, atitudes e, sem dúvida, milagres.

Adotar a interpretação acima não significa dizer que milagres não acontecem mais hoje. Estou convencido de que eles acontecem e que estão implícitos neste dito do Senhor Jesus. Entretanto, eles ocorrem como parte da obra de expansão do Reino, que é a obra maior realizada pela Igreja.

Cristo, portanto, não está prometendo que qualquer crente que tenha fé suficiente será capaz de realizar os mesmos milagres que ELE realizou e ainda maiores – a Escritura, a História e a realidade cotidiana estão aí para contestar esta interpretação – e sim que a Igreja seria capaz de avançar o Reino de Deus de uma forma que em muito suplantaria o que Jesus fez em seu ministério terreno. Os milagres certamente estariam e estão presentes, não como algo que sempre deve acontecer, dependendo da fé de alguns, e não por mãos de pretensos apóstolos e obreiros super-poderosos, mas como resposta do Cristo exaltado e glorificado às orações de seu povo.

Precisamos permanecer em Cristo, Devemos imitá-Lo tão intimamente que o mundo não tenha dúvida de que realmente estamos com Ele. Nunca envergonhe-se de sua fé. Cuide para que você nunca a desonre. Pense com amabilidade, fale com ternura e aja com cordialidade, de modo que os homens digam a seu respeito: “Ele tem estado com Jesus”. Aprenda a suportar as situações. Amontoe brasas de fogo na cabeça de seu inimigo por meio de sua amabilidade para com ele. Lembre-se: ser bom para com os maus é semelhança divina. Em todas as situações e de toda maneira, viva de tal forma que os outros digam sobre você: “Ele está com Jesus”. 

...Aquele que crê em mim, fará também as obras que eu faço, e outras maiores fará...


-----
Por...
Alberto Araújo - Seminarista

João 14:12-14

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page