“Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?” (Mt 2.2)
.......................
O natal é uma Revelação! Revelação do Emanuel (Deus conosco). Todavia, a Revelação é quase sempre marginal e subversiva. Ou seja: na maioria das vezes acontece e se processa de modo não convencional. Ela acontece inúmeras vezes de forma não institucional; tão pouco religiosa. Por isso, esse caráter marginal e subversivo da Revelação. Por isso, a maioria não entende o significado do natal.
O Natal, que teologicamente trata-se da Encarnação do Verbo, não seria diferente. Pois, trata-se da Revelação Chave de todas as demais revelações divinas no curso da história. O que é o natal, segundo Jesus?
O natal, segundo Jesus, é o discernimento da encarnação do Verbo. Em outras palavras, trata-se de se discernir o Emanuel, o Deus presente entre nós e em nós. O Deus humanizado para nos resgatar. Infelizmente o que acontece com a maioria dos que comemoram o natal é conhecerem a tradição da comemoração, mas não o significado do que se comemora. Todos comemoram uma data festiva sem discernirem o significado da Encarnação do Verbo, do Emanuel, do Deus conosco. Não estaríamos repetindo a mesma atitude dos “teólogos de Jerusalém”?
O natal, segundo Jesus, é a absorção da Revelação na vida. Uma vez discernindo o natal como encarnação do verbo, espera-se que se aproprie desta revelação como experiência de vida e na vida. Infelizmente a realidade da maioria que carrega as Escrituras nas mãos não a carrega como Palavra no coração. A subversividade da Revelação acontece de modo simples, direto e radical no coração de gente, muitas vezes indouta e iletrada teologicamente, mas de uma flexibilidade extraordinária ante a Revelação e o conhecimento de Deus, como Cornélio. Esta Encarnação do Verbo já encarnou em você?
O natal, segundo Jesus, é andar no Caminho em Intimidade com o Verbo. É interessante observar que os que sabiam o Caminho de encontro com Jesus não o traçaram para encontrá-lo. Enquanto os que não sabiam do Caminho, trilham o caminho no Caminho, na experiência do encontro com Jesus e com a Vida. Ele é o Caminho! Os magos O acharam mesmo sem saber o endereço! E você, está na estrada, ou ainda tentando entender este mapa religioso que diz onde Ele está? Além disso, este andar no Caminho com Jesus é um andar de perto, com intimidade e profundidade na relação. Enquanto os magos vieram de longe para adorar, os de perto, na pessoa de Herodes, perseguem para matar. Muitas vezes os de longe estão mais perto, e os de perto estão mais longe. Cuidemos para não estarmos tão perto, quanto ao tempo que estaremos tão longe.
O natal, segundo Jesus nossa chave hermenêutica das Escrituras, não reside na convencionalidade de sua comemoração festiva atual, mas no discernimento da Revelação original, que a maioria – aqueles de quem mais se esperavam toda a compreensão da Revelação - não compreendeu.
Feliz Natal!
.......................
Nele, em quem sou e a quem sirvo!
Pr. Adriano Moreira