“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” - (Gênesis 1.26)
...................
Quando a Bíblia diz que o homem é a imagem e semelhança de Deus isso não quer dizer exatamente que somos fisicamente parecidos com Deus, pois Deus é Espírito e não possui um corpo como o nosso (João 4.24).
.
Apesar disso, devemos entender que o homem em todo o seu ser, é a imagem e semelhança de Deus, de modo que sua plena constituição, material e imaterial (corpo e alma/espírito), representa a Deus. O homem é uma criatura racional, pessoal, criativo e moral, com quem o próprio Deus compartilha seus atributos comunicáveis. Ele possui vida proveniente de Deus e potencial para se relacionar com Ele. O homem é uma representação de Deus, reflete sua imagem, na medida em que é semelhante a Ele.
.
Deus criou o homem de forma perfeita, irrepreensível, com caráter puro e sem contaminação. Porém, o pecado distorceu e maculou essa imagem, deformando o seu caráter. Antes da Queda o homem era verdadeiramente livre, isto é, não estava contaminado pelo pecado. Porém o homem pecou e a imagem de Deus foi manchada, maculada, distorcida e completamente deteriorada, tornando-o incapaz de produzir qualquer justiça própria que o credencie a salvação. Em alguns, essa imagem se apresenta de forma um pouco mais precisa, enquanto em outros parece estar bem mais distorcida, mas em ambos os casos a imperfeição moral da humanidade é revelada. A compreensão desse princípio, juntamente com a noção da graça comum que Deus derrama sobre a humanidade, explica o fato de muitos incrédulos demonstrarem, por exemplo, bondade, caridade, lealdade e as mais variadas boas ações.
.
A Palavra de Deus nos revela que essa qualidade danificada pelo pecado é em Cristo restaurada (Romanos 8.29), pois Ele é a perfeita imagem do próprio Deus (Colossenses 1.15). Ao nascer de novo, a imagem de Deus no homem começa a ser reconstruída, de modo que o verdadeiro seguidor de Cristo torna-se como Ele “em justiça e retidão” (Efésios 4.24). Sobre o cristão, como sendo a imagem e semelhança de Deus, talvez a melhor definição seja dizermos que quando o homem é regenerado ele passa a ser a “imagem redimida de Deus”. O apóstolo Paulo escreveu dizendo que o cristão genuíno se reveste do novo homem “que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Colossenses 3.10). Esse processo de restauração da imagem de Deus que ocorre nos santos é um processo progressivo e contínuo que alcançará sua plena realização apenas no dia vindouro do maravilhoso retorno de nosso Senhor, onde seremos a perfeita imagem e semelhança de Cristo. Nesse momento a imagem de Deus terá sido completamente restaurada em nós.
...................
Graça e Paz a Todos!
Renata Lima