top of page

No Novo Testamento este substantivo grego, χαρις (lê-se charis), tem várias aplicações, e a sua raiz dá significado a outras expressões como gratidão, grato, agradecimento, simpatia e etc. Entretanto, na maioria das vezes que aparece no Novo Testamento esta palavra é associada aquilo que Jesus fez por outras pessoas. Então, “graça” nos evangelhos, significa:“favor, favorecimento”, “tornar favorável”, “benefício”, “generosidade”. 

Acredito, então, que “Redescobrir o Evangelho”, é, sobretudo, lê-lo tendo como lente aquilo que Jesus viu, sentiu e fez. Uma hermenêutica divorciada desta ótica, certamente, fará o leitor navegar superficialmente sobre as páginas das narrativas, vendo-as apenas como lindas histórias, e nada mais. Mas, o texto bíblico dos evangelhos, de fato, quer nos transmitir, as boas novas do Reino, isto é, a boa notícia de que Deus, na pessoa histórica de Jesus, ao ver a tragédia humana como conseqüência direta do pecado, que afetou toda a criação; ao sentir o estado lastimável e a impotência do Ser humano de se auto-redimir, não se manteve inerte, mas de forma graciosa estendeu-nos a mão.

Por isso,
Meu profundo desejo é que como igreja, reflitamos sobre estas questões. Olhemos para a encarnação de Cristo como referencial para nossa atuação e missão no mundo. Não nos acomodemos com o status quo, mas vivamos de fato uma Fé que seja incapaz de ver a naturalização da violência e ficar calada, de ver a dor e não socorrer, de ver o descalabro público e não gritar, de ver as desigualdades e não criminalizar, de ver a fome e a sede e não saciar. Uma Fé que seja carregada de amor, justiça e misericórdia. Uma Fé encarnada em todas as dimensões da vida humana. (OLIVEIRA, 2017, P. 38)

Então, a meu ver, igreja, compaixão e graça são termos indissociáveis. A igreja é uma agente do Reino de Deus que deve ter como parâmetro inegociável e inalienável os princípios de compaixão e graça.

Deus nos ajude! 

.....
Igreja Batista Jardim Brasil – Natal/RN 
Pr. Valtenci Oliveira 

IGREJA, COMPAIXÃO E GRAÇA - PARTE II

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page