top of page

Jesus estabelece características essenciais da igreja, que precisa se perceber e ser percebida como Sal e Luz para este mundo. Compaixão e graça, só serão exercidas pelos discípulos de Jesus se nós nos percebermos como agentes de transformação para nossa sociedade. 

 

Para John Stott:


É hipocrisia arregalar os olhos e dar de ombros, como se a responsabilidade não fosse nossa. Jesus nos mandou ser sal e luz na sociedade. Se, portanto, a escuridão e a putrefação sobejam, em grande parte é por falha nossa, e precisamos aceitar boa parte da culpa. Também precisamos aceitar, como nova determinação, o papel que Jesus designou para nós, ou seja, ser sal e luz da sociedade. Não são apenas os indivíduos que podem ser mudados as sociedades também podem. É claro que não conseguiremos uma sociedade perfeita, mas podemos melhorá-la. Os cristãos não são utopistas. Até Cristo voltar em glória, não haverá uma sociedade perfeita de paz e justiça. Mas, por enquanto, a História está repleta de exemplos de desenvolvimentos sociais – melhorias de padrões de saúde e higiene, maior disponibilidade de alfabetização e instrução, emancipação de mulheres, melhores condições nas minas, fábricas e prisões... (STOTT, 2007, P. 134)

Como vimos, ao olharmos com atenção para o evangelho de Cristo, para sua atuação e para a atuação dos primeiros discípulos veremos o legado de compaixão e graça que temos para seguir.


No livro de Atos dos Apóstolos, que como sabemos é uma narrativa histórica do evangelista Lucas que descreve como os discípulos viviam em suas comunidades no primeiro século, lê-mos: ... Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (Lc. 2.47). Interessante como os primeiros discípulos não só exaltavam a Deus, mas eram notados e contavam com a simpatia das pessoas. Isto é explicado quando lemos os evangelhos e também o livro de Atos dos Apóstolos e constatamos os princípios de compaixão e graça vivenciados pelos discípulos não só entre eles, mas no meio do povo. Eles de fato impactaram as pessoas com acolhimento e serviço. Fizeram a diferença e causaram transformação na vida das pessoas, e o resultado disso foram vidas regeneradas que confessando a Cristo se tornavam seus discípulos.


Deus nos ajude! 
.....
Igreja Batista Jardim Brasil – Natal/RN 
Pr. Valtenci Oliveira 

IGREJA, COMPAIXÃO E GRAÇA - PARTE I

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page