top of page

“Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.”(Provérbios 12.18)

É um completo mistério, para muitos, a língua chinesa. Entretanto, seus ideogramas são ricos em sabedoria, aliás, a própria idéia de sabedoria é representada da seguinte maneira:  智  lê-se (zhì).


智 (zhì) é formado por três idéias primárias: 矢 (shǐ), que exprime a idéia de ‘flecha’ ou ‘juramento’; 口 (kǒu), que indica a ‘boca’; e 日 (rì), que traduz-se por ‘dia’. A combinação dessas idéias ou ideogramas no caractere 智 (zhì) representa a habilidade de verbalizar o pensamento disparando-o com responsabilidade, de forma certeira e benéfica na vida diária, sabendo, que a palavra, tal qual a flecha não pode voltar atrás. O ideograma sugere os itens necessários para se ter uma vida de sabedoria, inteligência e bom senso . 智 (zhì) é uma das virtudes mais fundamentais e uma qualidade essencial para uma pessoa de nobre caráter.


Outro aspecto interessante está no ideograma 義 (yì),  que significa justiça, honestidade e confiabilidade. 義 (yì) é composto na parte superior por 羊 (yáng), que significa ‘ovelha’ ou ‘cordeiro’; e, na parte inferior, 我 (wǒ), que significa ‘eu’ ou ‘em si mesmo’.


Unidos, 羊 (yáng) e 我 (wǒ) formam a idéia completa de justiça 義 (yì), que sugere que há um sacrifício de um cordeiro sobre aquele em quem é imputado justiça. A idéia de justiça deste ideograma concorda com o que escreveu João no início de seu evangelho: Jesus, “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29)
---
Alcançados pela Graça
C. F. Henriques

 

IDEOGRAMAS

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page