Vivemos dias tensos, onde sair de casa virou um desafio, trabalhar está cada vez mais difícil, e caminhar pelas ruas da cidade ficou angustiante. Quantas vezes ouvi mamãe cantar: Se essa rua / Se essa rua fosse minha / Eu mandava / Eu mandava ladrilhar / Com pedrinhas/ Com pedrinhas de brilhante / Para o meu / Para o meu amor passar.
Cantigas populares que mostram o quanto éramos inocentes, mas aí veio o Rebanhão cantando: E o que tá "fartando" de amor / Tá sobrando iniqujidades / Todo mundo se odiando / Pelas ruas, pelas ruas das cidades.
Entre muitos seres humanos nós somos aqueles que conseguem se levantar da cama, retirar a roupa sozinho, tomar banho sem que ninguém nos ajude, arrumarmo-nos, bebemos e nos alimentamos sem que ninguém nos ajude.
Ingratidão vem do latim “ingratitūdo,ĭnis”, que significa descontentamento, e repugnância. Ou seja, diante de tudo o que expus no segundo parágrafo, pergunto: Será que somos tão ingratos a ponto de não reconhecermos o bem que Deus tem feito em nossas vidas?
Para os Alemães e Japoneses a gratidão é uma atitude de reconhecimento, já os americanos veem isto com desconfiança, pois eventualmente acreditam que estarão ligados ao outro por submissão.
O que eles não sabem é que existe diferença entre as palavras OBRIGADO e GRATO:
(1) Obrigado – Como forma de agradecimento vem do latim OBRIGATUS, particípio do verbo obligare, ligar, amarrar. É a forma abreviada da expressão fico-lhe obrigado, ou seja, fico-lhe ligado pelo favor que me fez.
(2) Gratidão - vem do latim “gratia”, que significa literalmente graça, ou gratus, que se traduz como agradável. Significa reconhecimento agradável por tudo quanto se recebe ou lhe é reconhecido. É uma emoção, que envolve um sentimento e portanto, não há obrigações, ligações ou amarrações.
O reconhecimento é oferecido sem relação de troca, é doação, não se trata de submissão, servidão, ou dominação. Este estado não reflete um estado de diminuição no outro. Só se relaciona quem é GRATO.
Se os nossos dias tem sido tensos, de desafios constantes, difíceis, e tensos é porque nos falta GRATIDÃO. O que vemos hoje é um surto de INGRATIDÃO, onde em vez do reconhecimento e do otimismo, temos o negativista, incrédulo e o pessimista.
“Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade” - Salmos 92:1-2
“porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se” - Romanos 1:21
“Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia” - Salmos 118:24
“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” - 1 Tessalonicenses 5:18
----
Seu Servo
Prof. William Paixão