top of page
“Mais o que é espiritual discerne bem tudo” (1 Co 2.15).
.......
A igreja de Corinto era uma igreja profundamente abençoada por Deus. Entretanto, era profundamente problemática. Ostentavam uma espiritualidade falsa, não genuína. Apesar dos dons, ministérios e operações que nela havia, concomitantemente havia dissensões, facções e carnalidades. Isto leva-nos a crer que existe uma espiritualidade não genuína.
A genuína espiritualidade é parceira da moralidade. Onde há espiritualidade deve se esperar que haja moralidade. Na igreja de Corinto havia um caso gritante e berrante de imoralidade registrado no capítulo cinco. Como uma igreja poderia ser verdadeiramente espiritual admitindo em sua comunhão um caso de incesto? Isto só é possível se esta espiritualidade não for genuína.
A genuína espiritualidade produz ordem. Não podemos pensar em espiritualidade desordeira. É um desconexo. Nesta igreja havia verdadeira desordem nos cultos e nas ceias do Senhor. Onde há desordem não pode haver espiritualidade genuína.
A genuína espiritualidade é parceira da tolerância. Segundo o apóstolo Paulo, a igreja de Corinto não estava conseguindo resolver seus problemas internos e estavam recorrendo aos tribunais seculares. Isto era evidência de imaturidade e intolerância. A tolerância bíblica faz parte da espiritualidade genuína.
A genuína espiritualidade é evidenciada no amor. Paulo gasta um capítulo (13) para mostrar a igreja de Corinto que sem amor não adianta os dons. Dons sem amor é suicídio espiritual.
A genuína espiritualidade se vê na sinceridade e verdade. Jesus disse: “os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade” (Jo 4.23). Sem sinceridade-verdade não podemos ostentar qualquer tipo de espiritualidade. São estes que o Pai está procurando. Será que Ele já te achou?
Que ao contemplarmos a igreja de Corinto que considerava espiritual, mas não o era, possamos atentar para as verdadeiras evidências de uma GENUÍNA ESPIRITUALIDADE DE UMA IGREJA GENUÍNA.
----
Nele, em quem sou e a quem sirvo!
Pr. Adriano Moreira
A GENUÍNA ESPIRITUALIDADE DE UMA IGREJA GENUÍNA
bottom of page