Tudo quanto vimos até agora nos touxe a convicção de que vários acontecimentos permearam e nortearam o comportamento religioso do cristianismo. Acompanhamos fatos históricos que descredibilizaram não só a estrutura religiosa, mas também o modelo eclesiástico e adoracional, cujo parâmetro deveria ser a Igreja Primitiva.
Chegamos nas últimas semanas desta série e, não obstante a tudo que compartilhamos, trataremos das questões que são consideradas as bases da Reforma ou da Teologia Reformada, os cinco pontos.
Iniciando com o somente as Escrituras ( Sola Scriptura ), entendemos a Biblia como Sagrada Escritura e regra de autoridade insubstituível, nada se sobrepõe à sua autoridade como palavra do próprio Deus, é senso comum entre os cristãos que a Biblia fora escrita por homens santos inspirados pelo Espirito Santo de Deus. Os reformadores atestam que por serem inspiradas, são verdadeiras em todas as afirmações, as Escrituras são fontes infalíveis, sendo ainda única e suficiente regra de fé e prática para os cristãos.
A Teologia Reformada enfatiza que a Escritura pode ser considerada como o tribunal de recursos em que a igreja pode se estribar para solucionar controvérsias religiosas, doutrinárias ou dogmáticas.
Infelizmente, hoje existe uma descentralização doutrinária em vários ciclos religiosos justamente por negligenciarem e afastarem a Bíblia de seus cultos, a mensagem eficaz dá lugar a mensagem que satisfaz os desejos e parâmetros são impostos pelo exacerbado antropocentrismo, a autoridade das Escrituras vem sendo substituída pela perfeita oralidade em detrimento ao pleno relacionamento salutar com o Eterno e a subjetividade hermenêutica torna-se superior a iluminação do Espírito de Deus.
Precisamos ratificar diuturnamente que autoridade da Escritura é superior à toda e qualquer Igreja, assim como é superior a tradições, como defendiam e ainda o fazem alguns segmento religiosos que recorrem ciclicamente em erros passados e contemporâneos, cujo slogan é "a igreja ensina" ou "a tradição ensina," os reformadores afirmavam: "a Escritura ensina."
Que jamais retrocedamos desta convicção de que a Bíblia como Escritura Sagrada, palavra do próprio Senhor é - " Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." Salmos 119: 105
..........
Na próxima semana mais um ponto, somente a Fé.
..........
Ao Eterno toda Glória.
Pr. Fabio Lima