top of page

SOMENTE A GRAÇA

Inegavelmente a doutrina da graça, como é denominada pela igreja reformada, é uma dádiva de Deus para a salvação e contem inúmeras referências bíblicas para fundamentá-la. O apostolo Paulo nos relata na segunda carta a Timóteo 1:9 que a "Graça nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos". Tal afirmação nos constrange a uma postura de extrema humildade e contrição permanente. 

Segundo a visão cristã dos reformadores, a doutrina salvação somente pela graça caracteriza-se pelo do favor imerecido pelo pecador, assim sendo, a salvação é um dom do Eterno através de Cristo e Seu sacrifício vicário e suficiente.

Diferente de outros segmentos religiosos entendemos que as obras não são fator preponderante ou conclusivo para a redenção e sim uma demonstração de vida transformada e voltada para mordomia cristã. 

A manifestação da graça parece estar mais nítida no contexto no Novo Testamento com a vinda de Jesus, de fato, Cristo é a perfeita expressão desta manifestação. A palavra traduzida por "graça" no Novo Testamento vem da palavra grega charis, o que significa favor, bênção ou bondade. Graça é Deus escolhendo nos abençoar e nos conceder de sua misericórdia salvadora em detrimento da maldição merecida por nosso pecado e conseqüente condenação. Entendemos que a única maneira de nos relacionarmos com Deus de forma salutar e saudável é por meio da graça. 

Embora a temática da graça tenha maios ênfase nos textos neo testamentários, podemos sem ressalvas percebê-la desde o Éden quando Deus providencia o primeiro sacrifício para cobrir o pecado de Adão e Eva (Gênesis 3:21). O Senhor escolheu renovar o relacionamento com o homem decaído ao invés de destruí-lo por sua desobediência. Esse padrão de graça continuou durante todo o Antigo Testamento, quando Deus instituiu os sacrifícios de sangue como um meio para expiar os homens pecadores. 

Muitos seguimentos religiosos apresentam uma interpretação equivocada quanto a aplicabilidade de sacrifícios para a purificação dos pecadores, somente a graça de Deus é capaz de nos conduzir ao pleno conhecimento da verdade e é esta verdade que nos liberta e nos conduz a salvação, Cristo Jesus. 


A bíblia nos ensina que Deus mostra tanto misericórdia quanto graça, porém, elas não são a mesma coisa. A misericórdia detém uma punição que merecemos; a graça dá uma bênção que não merecemos. Em misericórdia, Deus escolheu cancelar a dívida do pecado ao sacrificar o seu Filho perfeito em nosso lugar.

Contrariando os dogmas da igreja romana as obras, os sacramentos eclesiásticos, as penitências ou qualquer outro meio diferente de Jesus, jamais nos farão experimentar os privilégios da graça de Deus para salvação e para nos manter firmes em nossa jornada até que Ele venha buscar a sua igreja. A Ele a gloria para todo o sempre. 
........
Ao Eterno toda a glória
Pr. Fabio Lima

FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ - PT IV

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page