A Relevância da Epístola de Tiago para o Século XXI
----
Sabe-se que Tiago, irmão de Jesus, foi um proeminente líder da igreja de Jerusalém no primeiro século da Era Cristã. Por seu caráter, moral, dignidade e zelo era cognominado de “o justo”. Tiago nos ajuda a pensar na importante relação entre Fé e obras e, também, na influência que a igreja deve exercer no contexto sócio-político.
Ao viver em um tempo onde a injustiça era praticada em plena luz do dia, o apóstolo, convoca a igreja a que no exercício da espiritualidade, nem praticasse atos de injustiça e nem se omitisse diante deles, sem condená-los. Nesse sentido, Tiago escreve: “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” (Tg 1.27)
Tiago está extremamente preocupado em que a igreja entenda que a sua espiritualidade precisava ser vivida intensamente na vida, no dia a dia.
Por isso, para Tiago não existe outro meio de demonstração da operosidade da
Fé Cristã a não ser por intermédio das obras. Por isso diz: Mas alguém dirá:
“você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras,
e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.”(Tiago 2.18). Ele usa um argumento lógico:
a fé é demonstrada por meio das obras, logo se alguém diz ter fé,
mas suas obras não correspondem ao seu discurso, por dedução,
inferimos que sua fé, seja no mínimo, questionável.
(OLIVEIRA, Valtenci, in:Fé Encarnada, 2017, p.47).
Assim, no exercício de uma Fé sadia, de uma espiritualidade integral; para Tiago, a igreja deve caminhar na trilha: Fé sem obras a levará a frieza e apatia, que desembocará numa espiritualidade que beira morbidade; as obras sem Fé, serão insuficientes para alcançar o Ser humano todo, por completo, pois ele mesmo diz que: “...quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará com que muitíssimos pecados sejam perdoados.” (Tg 5.20).
Portanto para Tiago a espiritualidade verdadeira era aquele incapaz de fechar os olhos para as injustiças praticadas em plena luz do dia. Por isso, hoje, num Brasil onde a corrupção está entranhada, fazendo com que o dinheiro público escoe livremente nos tubos do “petrolão”, onde nossas crianças estão sendo abandonadas, onde as minorias ainda são discriminadas e vilipendiadas, onde o tráfico de drogas faz centenas e centenas de homicídios todos os meses; que a igreja viva uma Fé que ama de forma prática e não teórica, que denuncia, que não se cala; uma espiritualidade que dê respostas e que transforme a realidade de vida das pessoas. Este é o nosso desafio enquanto igreja!
Deus nos ajude!
----
Igreja Batista Jardim Brasil – Natal/RN
Pr. Valtenci Oliveira