“E todos os líderes das províncias, e os sátrapas, e os governadores, e os que faziam a obra do rei, auxiliavam os judeus; porque tinha caído sobre eles o temor de Mardoqueu” – V.3
-----
Toda peleja merece atenção, travar batalhas sem conhecer o seu inimigo é o maior erro que um líder pode cometer. É preciso entender o adversário, estudá-lo, e entender suas estratégias.
A paz que reinou no palácio depois que Hamã saiu de cena, só é possível porque Ester, ainda que aflita, não se desespera. Mordecai só recebe autoridade, porque obedeceu a Ester, ou seja, o homem que, um dia, pertencera a Hamã agora ocupa o seu lugar. No entanto, ainda havia um problema: o rei não podia cancelar seu decreto, e, em nove meses, os judeus seriam roubados e mortos (compare 8:8 com 3:13).
Com certeza, vemos a providência de Deus no Cap 9, pois o tempo passou, e este período foi importantíssimo para que enviasse um novo decreto a todo império.
O novo decreto permitia que os judeus se defendessem e destruíssem qualquer pessoa no reino que fosse inimiga dos judeus.
Ou seja, o Rei não cancelou a lei anterior; apenas fez uma nova lei que suplantava
a anterior – Aleluia!
Hei!
Atenção ao travar batalhas!
Não sabe o que está acontecendo?
Então, conheça o seu inimigo, entenda o seu adversário, estude-o. Pois se tem uma verdade que este capitulo nos ensina é que Deus conhece os nossos inimigos, por isso uma das maiores verdades cristã é: "a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus suplantou a lei de pecado e morte” - (Rm 8:1-12).
Louvado seja Deus!
Muita gente distante de Deus por desconhecer esta verdade!
Graça e Paz!
----
Seu servo!
Prof. William Paixão