EDUCAÇÃO
“Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados” – Hebreus 12.10,11
----
PAIDEIA é uma dos significados para disciplina e sua compreensão é justamente EDUCAÇÃO. O que se entende pela mesma é fazer, através de ensinos e ações, com que pessoas se tornem à imagem daquele que as ensina. Em suma, a educação tem, isto é fato, em si, a possibilidade de criar uma pedagogia disciplinar inquestionável.
Sua abrangência vai da prevenção ate a correção. Prevenção aos que ouvem e aprendem e correção aos que, mesmo ouvindo, não obedecem. Seu propósito maior é nos aproximar de DEUS.
Há um dito popular que afirma que são os pais que EDUCÃO os seus filhos. O momento onde os filhos estão em casa, perto dos pais, torna-se o melhor lugar para imprimir caráter, moral, ética, virtudes, temor, obediência, respeito... A maneira como as pessoas enxergam os seus pais dirá muito como elas enxergam ao Senhor Deus.
Como o grande Pai, o Senhor, também nos educa. Muitas pessoas não tiveram um bom exemplo em casa, por isso possuem dificuldades gritantes sobre como podem se relacionar, amar, perdoar, ajudar etc... A despeito dessas inúmeras situações temos um PAI que quer nos educar (reeducação) e nos ensinar como podemos VIVER.
Filhos que não são educados podem sim, não ter a visão correta de amor, pois se educação também é disciplina, logo entendemos que a mesma é uma maravilhosa expressão de AMOR. Quem AMA EDUCA!
A EDUCAÇÃO precisa ser um dos pilares do ministério pastoral e da maneira de existir da Igreja, pois como não enxergá-la nas áreas do ensino, exortação, repreensão e correção? Ela é o caminho de maturidade e crescimento espiritual, social e cultural.
O caminho que ela constrói é para longe do erro, mas quando, ainda assim, erramos nos encaminha para aprendizados profundos pelas consequências dos mesmos.
A Igreja precisa direcionar os discípulos para importância de ouvirem e obedecerem às orientações do Eterno através da Palavra e de uma vida de devoção. Sua missão também é empoderar os filhos e filhas de Deus para romperem com o passado indisciplinado e se lançarem para um caminho de novidades de VIDA. Isto para que o pai e mãe que falharam na educação ou o filho que foi desobediente olhem, entendam e se lancem para correções de destinos e restauração de elos humanos e espirituais. Vv 13.
Na próxima semana abordaremos o assunto: “ADMOESTAÇÃO E ADVERTÊNCIA”.
----
Paz Perfeita
Pr Diego Souza