top of page

ENSINO

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” – Mateus 28.19,20

----

No “IDE” o Senhor Jesus estabeleceu o que lhe era tão próprio: “ENSINO”. No evangelho lemos várias passagens que nos fazem entender que esse assunto sempre foi primordial em seu ministério. O sermão do Monte nos possibilita enxergar essa missão com clareza.

 

O ENSINO envolve quem ensina (discipulador) e quem é ensinado (discípulo). A arte de ensinar consiste não apenas em informações, mas em INFLUÊNCIA. Desta forma entendemos que o ENSINO que Jesus destacou é o que influencia pessoas.

 

Em Deuteronômio 6:6-7, existe a orientação aos pais. Os mesmos deveriam ensinar seus filhos os desígnios de Deus. O que aprenderam deveriam transmitir as gerações futuras com fidelidade. O ensino que TRANSFORMA vidas é o que se baseia em prática de vida e menos em palavras (Mt 7:28-29). As pessoas “ouvem” muito mais o que fazemos!

 

O ensino é ponto preponderante ao discipulado. O que ensina precisa ser bem preparado, assim como quem aprende deve desejar o aprendizado. Ensinos superficiais geram discípulos superficiais.

 

Em um contexto de disseminação do “OUTRO EVANGELHO”, se faz necessário, um aprofundamento sobre os pontos principais da fé cristã, tais quais: A pessoa de Jesus; Pecado; Arrependimento; Salvação; Acontecimentos dos Últimos Dias, pois se as pessoas aprendem errado acabam ensinando errado.

 

A Igreja visível é a coluna e fundamento da VERDADE (I Tm 3:15). O mundo aguarda ver na instituição a MUDANÇA, VIDA e RESTAURAÇÃO que ELES precisam ter. Por isso a necessidade da mesma ser a MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS.

 

Os membros (cristãos) que evitam a leitura da palavra, os cultos de instrução e a apreciação de bons livros, além de oferecem pouco ao Reino, são facilmente atraídos e enganados pelas heresias.

 

O ensino na Igreja é uma forma de disciplina, pois orienta, ajusta e corrigi os membros, assim como os desperta para a necessidade de aprenderem do Senhor (Mt 11:29).

 

Mas o que deve ser ensinado? O EVANGELHO! A multiplicação, prosperidade, transferência de unção, cobertura espiritual, dentre outras coisas, podem até ser assuntos do momento, porém não conseguem produzir mudanças em pessoas. SOMENTE JESUS PODE. Logo, o assunto principal do ENSINO NAS IGREJAS dever ser JESUS. E isso de forma pura e simples. 

 

A igreja não serve apenas para ganhar vidas, mas para ajuda-las a amadurecer espiritualmente.

----

O assunto da próxima semana será: EXORTAÇÃO.

----

Paz Perfeita

Pr Diego Souza

DISCIPLINA NA IGREJA - PARTE I

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page