A Igreja Medieval - O ISLAMISMO
----
A despeito de toda polêmica que envolve o Islamismo, estado islâmico e sua doutrinação radical em um de seus segmentos mais cruéis, bárbaros e reprováveis principalmente contra o cristianismo, nossa abordagem será exclusivamente concernente ao surgimento como religião, desta forma, não nos aprofundaremos em questões analíticas ou refutações doutrinárias nestes textos.
.
Início do século VII, um movimento religioso surge avassalador em várias províncias européias, impondo à igreja oriental uma sujeição de escravatura e ameaçava conquistar toda a Europa, este segmento recebe o nome de Islamismo.
.
Fundado por um homem nascido na cidade de Meca, Arábia, em 570 por nome Maomé. Inicia sua carreira como profeta no ano 610 quando tinha 40 anos, sobre tudo ainda com poucos adeptos e discípulos, o que não o livrou de sofrer perseguições. Maomé então foge da cidade de Meca no ano 622, nesta data inicia-se a contagem do chamado calendário maometano. O profeta logrou êxito na conquista várias tribos Árabes, onde impôs sua nova religião. Anos depois, volta para Meca agora como conquistador, onde morre no ano 632 sob o status de governador e profeta com reconhecimento de todo povo árabe.
.
Como religião sob a alcunha do nome Islã, traz seu significado etimológico pautado em “submissão”, isto é, obediência a vontade de Deus. Os seguidores de Maomé são chamados de mulçumanos, e não são receptivos ao nome de maometanos, pois foram os outros povos indiferentes à sua fé que os denominavam desta forma.
.
Sua base doutrinária e religiosa se fundamenta na convicção de que há um só Deus, o qual chama de Alá, palavra que possui o mesmo segmento etimológico similar ao hebraico “Eloí”; todos os acontecimentos são ordenados previamente por Deus sejam eles bons ou maus dois quais o homem não pode fugir; o Alcorão é a revelação de Deus que a entregou exclusivamente ao profeta Maomé por meio do anjo Gabriel; antes de Maomé, Deus enviou profetas que destacaram na humanidade e são eles Adão, Moisés e Jesus, contudo, todos eles são menores em relevância com relação a Maomé.
.
Vale ainda ressaltar que todos os profetas, apóstolos cristãos e os santos que vieram antes de Maomé descritos nas escrituras sagradas judaicas e cristãs, como a Bíblia sagrada, são reconhecidos e adotados pelos mulçumanos, afirmam que num futuro próximo, acontecerá uma ressurreição final onde seguir-se-á o julgamento onde será definido o futuro dos fiéis e também dos infiéis, a saber o céu ou inferno para os homens.
----
Continuaremos com o progresso e os elementos de poderio islâmico na Idade Média.
----
Ao Eterno toda Glória.
Pr. Fabio Lima