“As más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15.33)
Nos textos bíblicos encontramos muitos relatos sobre amizades. Por conta disto, resolvi escrever sobre este tema, abordando todas as faixas etárias. Será que você reconhece realmente quem é seu amigo verdadeiro, ou, simplesmente anda com alguém porque não tem opção de se relacionar com outras pessoas, pelo simples fato de ter medo delas não te aceitarem como você realmente é? Vejamos nos textos abaixo os tipos de amizades que podem auxiliar ou destruir nossa vida social e também Cristã, afinal está escrito: “As más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15.33).
SINTOMAS DE AMIZADES QUE NOS DIRECIONAM A RUÍNA.
A) Os “amigos” que nos direcionam a ruína não tem moralidade nem tão pouco consideração pelos outros. São egoístas e só pensam em si próprios. “Mas agora vos escrevo que não vos associeis com alguém que se dizendo irmão for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberão, ou roubador. Com esse tal nem ainda comais”. (1 Coríntios 5.11). Estes tipos de comportamentos são abomináveis aos olhos de Deus. Se esta pessoa for sua amiga, ela fará de tudo pra mudar e evitará lhe causar danos ou constrangimentos.
B) Os “amigos” que nos direcionam a ruína geralmente são inconstantes. “Não te associes com os revoltosos. Porque de repente levantará a sua perdição” (Provérbios 24.21). Estes são aqueles que sempre encontram defeitos na igreja e na liderança. Todo cuidado é pouco, pois, nunca fazem nada pra melhorar e sempre te enchem de problemas lhe causando mal estar por estar ali. Rebelião para Deus é como feitiçaria.
C) Os “amigos” que nos direcionam a ruína nos apresentam os piores conselhos. Aqueles que são contrários a Palavra de Deus. “Bem - aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios...” (Salmos 1.1). Neste tópico prefiro deixar você mesmo pensar nos tipos de conselhos que tem recebido e de quem tem recebido.
A melhor coisa a se fazer quando se percebe essa ação é se afastar rapidamente daquele (a) que pode ser o motivo da sua queda. Se for necessário, recorra ao auxilio pastoral ou líderes da sua igreja que sejam de sua confiança. O que não pode acontecer é ter medo de mudança, pois, elas são necessárias em nossa vida, ainda que nos tire toda acomodação causada pelo tempo. Por outro lado existem aquelas amizades que valem a pena investir, vejamos alguns exemplos:
OS AMIGOS QUE NOS DIRECIONAM AO SUCESSO.
A) O AMIGO que nos direciona ao sucesso nos aconselha sem que lhe falte amor nas palavras. “Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeiam são enganosos” (Provérbios 27.6). Se alguém concorda com você em tudo, este, nunca te acrescentará nada.
B) O AMIGO que nos direciona ao sucesso sempre tem bons conselhos vindos da parte de Deus pra nossa vida. “Como o óleo e o perfume alegram o coração assim o amigo encontra doçura num conselho cordial”. (Provérbios 27.9).
C) O AMIGO que nos direciona ao sucesso sempre está presente também na hora em que mais precisamos. “Em todo o tempo ama o amigo, e na hora da angústia nasce o irmão”. (Provérbios 17.17).
Que possamos refletir nos tipos de amizades que conquistamos ou somos para os outros, observando se estamos os direcionado a Deus, ou também se eles estão nos direcionando a Ele. Porém, abro um ressalto dizendo que: independente de etnia, condição social, tamanho ou idade... Nosso melhor amigo continuará sendo JESUS, Sempre!
Que Deus nos abençoe!!
“Como ferro com ferro se afia, assim o homem ao seu amigo” (Provérbios 27.17).
----
Missões em Rua
Pr. Marcelo Agum