COMO VEM UM AVIVAMENTO
“... e se esse meu povo, que se chama pelo meu Nome, se humilhar, orar e buscar a minha face, e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e seus erros e curarei a sua terra.” (2 Cr 7.14)
-----
Necessitamos de um avivamento urgente e de uma restauração espiritual completa. A despeito de o avivamento ser promessa e ação direta de Deus ele tem um preço. Ou seja, não há como Deus agir no derramar do seu espírito, sem que estejamos condicionados a recebê-lo. Portanto, avivamento tem um preço!
Em primeiro lugar, é preciso observar o caráter condicional do avivamento – “se...”. Deus está dizendo que o avivamento corresponderá à ação e reação do povo. Apesar de ser uma ação divina, o avivamento não é uma obrigação divina! “Se” quer dizer: se o meu povo quiser, buscar, posicionar, santificar etc.
Em segundo lugar, é preciso quebrantamento e humilhação. Coração de carne e não de pedra, é um dos condicionamentos e resultados característicos do genuíno avivamento e renovação espirituais. Deus não pode derramar o Seu Espírito sobre orgulhosos, soberbos, presunçosos e duros de coração. É preciso lembrar que somos pó.
Em terceiro lugar, avivamento é resultado de clamor e oração. É preciso que haja petição, súplica, busca, desejo. Quando não há clamor pelo avivamento ele não vem. Só clama quem sabe que precisa. Temos clamado por avivamento?
Em quarto lugar, necessita que os que buscam por avivamento tenham comunhão com o agente do avivamento: Deus. Sem comunhão com Deus e uns com os outros, não haverá avivamento. Deus disse: “e buscar a minha face”. O salmista expressou esta comunhão ao dizer “Como a corça suspira pelas águas correntes, assim, por ti, ó Deus, anseia a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?” (Sl 42.1-3).
Em quinto e último lugar, precisamos deixar os maus caminhos. Ou seja, sem conversão não há avivamento. Avivamento que não é produzido e ao mesmo tempo produz transformação, não é avivamento; é movimento. Conversão é arrependimento de meus pecados e maus caminhos. É santificação.
No próximo texto falaremos dos resultados de um avivamento. Mas quero deixar alguns deles aqui. Como saber que o avivamento chegou? 1) Quando a conversão de almas aumenta e o amor por elas; 2) Quando há prazer de se fazer qualquer coisa na igreja; 3) Quando há uma tremenda fome de Deus.
Que venha o avivamento!
----
Nele, em quem sou e a quem sirvo!
Pr. Adriano Moreira