AS PEDRAS
Se não bastasse a caminhada e as pedras que haviam no meio do caminho, DAVI e todos os que estavam com ele encontraram com um tal de SIMEI, um homem cheio de Rancor, e ódio. Sua indignação era real, e estava presente em uma hora muito errada. SIMEI é daqueles que se acha justo, e que estão sempre pronto para fazer acusações; para falar o que não deve; para falar do que não sabe; para testemunhar mentiras e inverdades.
Infelizmente também existirão os ABISAIS da vida, aqueles que não estão prontos para lidar com os SIMEIS, com isso se irritam facilmente, e suas soluções são práticas, rápidas e sempre as piores.
A sugestão de ABSAI a DAVI – “Deixa-me passar, e lhe tirarei a cabeça” – V.9 - muito embora não fosse esse tipo de sentimento que DAVI estivesse passando para os seus, essa foi à sugestão que ABSAI deu.
Em uma caminhada como a que DAVI estava fazendo, receber este tipo de Conselho é tudo o que muitos querem receber, no entanto ele decidi por não ouvi-los. Não era bem o que DAVI desajva ouvir naquela hora, e não era este tipo de Conselho que estava precisando. As palavras de ABSAI não edificavam, e nem acrescentavam em nada naquele momento.
Contudo, era evidente que DAVI estava decepcionado mesmo, era com ABSALÃO, mas sua decepção não o deixou desorientado, pelo contrário naquele momento parecia se encontrar mais perto de Deus.
Os salmos de 3 a 9, parecem refletir tudo o que ele estava sentindo naquele momento, e toda a sua angústia. As pedras de SIMEI não o atingiam, mas a atitude de ABSALÃO juntada a atitude de SIMEI fazia o homem DAVI pedir socorro cada vez mais a Deus - ainda que o comportamento de ABSALÃO não fosse nenhuma surpresa para ele.
Um momento de dor, e muita aflição. Caminhar entre as pedras, e ainda receber pedras de quem não tinha nenhuma moral para falar era muito difícil. Um MOMENTO árduo, mas que DAVI não perde o foco; ele não permiti que a emoção tome conta do seu coração; ele não se permiti ser dominado pelo RANCOR, e pela RAIVA.
Quanto mais encontrava pedras pelo caminho, e era acusado, parece que ele mais se aproximava de Deus.
Os salmos nos mostram um Davi, em alguns momentos, QUESTIONADOR, ANGUSTIADO e AFLITO. Mas, todas as vezes que estava terminando de cantar, ou orar mostrava que só em Deus há esperança.
Isto precisa ser renovado dentro de nós irmãos, o quê?
Essa confiança!
O Reino é real, Deus existe e está vivo, e um dia virá buscar a sua Igreja.
Aleluia!
“Todos os dias somos moldados, a nos adaptarmos a uma nova realidade. Com isso, em alguns momentos somos formados e, às vezes, pisoteados como a pedra. Embora o tempo não nos desgaste, em alguns momentos somos aguçados para mostrar o tipo de metal de que somos feitos”.
----
Seu Servo!
William Paixão