top of page

“Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” -  Atos 20: 28

Inegavelmente o livro de Atos dos Apóstolos nos traz singulares recomendações a cerca da conduta dos líderes da igreja no primeiro século, assim como dedica grande parte ao ministério e viagens do apóstolo Paulo. Gostaria de elencar a situação descrita no capítulo 20 em que o apóstolo Paulo está passando por algumas dificuldades quanto ao seu trajeto de viagem até Jerusalém, passa por lugares marcantes em seu ministério. Na Macedônia, fortalece os discípulos com exortações e encorajamento para obra, na Grécia, especificamente em Corinto, escreve a Epístola aos Romanos, considerado por muitos teólogos a mais completa apresentação doutrinaria da Igreja. Chega a Mileto de onde faz recomendações aos presbíteros e líderes da igreja em Éfeso. Sua proposta era apresentar as principais características de um ministério frutífero, próspero e exemplar.

A primeira característica de um ministério exemplar é o desinteresse pela notoriedade dos homens. Por se humilhar na presença de Cristo Paulo venceu as provações, as lágrimas causadas pelo sofrimento e as ciladas dos Judeus que não aceitaram sua conversão.

Em segundo lugar Paulo demonstra fidelidade incondicional a seu Deus e a sua vocação. O Apóstolo entende que a preciosidade da vida não era simplesmente viver e sim ter uma vida de dedicação ao Senhor e pregar o reino de Deus, o que entende por testemunhar o evangelho da graça de Deus.

Paulo ainda nos ensina que devemos estar fundamentados no conhecimento do evangelho para não nos corrompermos e por nossa firmeza auxiliar a outros para não caírem em corrupção espiritual. É fato incontestável que a falta de comprometimento pode nos tornar um perigo para a saúde da igreja.

Em quarto lugar Paulo nos faz com compreender que o valor do ministério não está no quanto ele rende, mas no que ele representa. O perigo de se ter o evangelho como fonte de lucro e enriquecimento deforma a mensagem de justificação, transformação, regeneração e salvação.

O verdadeiro vocacionado não se intimida com as tribulações e perseguições dos homens, mas se satisfaz com a companhia do Senhor Jesus.

Que possamos desenvolver estas características de um ministério exemplar diante de Deus e diante dos homens. Declaremos que a segurança do salvo é a convicção de estar nos braços de Deus e desfrutar do privilégio de poder adorá-lo neste mundo finito e também por toda a eternidade.

..................

Ao Eterno toda Glória.

Pr. Fabio Lima

CARACTERÍSTICAS DE UM MINISTÉRIO EXEMPLAR

© 2016 Aqui nós temos a Bíblia como nosso Parâmetro.

bottom of page